quarta-feira, 01/11/2017
EJA - Educação de Jovens e Adultos

#DicaDaSemana: plataformas online ajudam a fortalecer o hábito da leitura

Nos sites indicados é possível baixar títulos sobre diversos temas de forma legal

Os benefícios da leitura são indispensáveis na vida das pessoas. Além de aumentar o grau de cultura de cada um, ajuda até mesmo na saúde mental do ser humano. A leitura é uma das formas mais eficazes de fortalecer o cérebro, e para os que não se dão bem com livros existem diversos sites que disponibilizam textos online. Essa é nossa dica dessa semana para você!

Além de aproveitar os ambientes das Salas de Leitura da rede estadual de ensino para aprimorar a prática de ler, os estudantes podem conferir a lista da Universia Brasil com algumas plataformas online para ler sem pagar nada:

Literatura de Cordel: site disponibiliza mais de duas mil obras;

Obras de Machado de Assis: domínio público tem mais de 300 títulos do autor;

Livros e jornais: USP disponibiliza mais de 3 mil matérias da Biblioteca Brasiliana;

Literatura clássica: Biblioteca Britânica tem portal com manuscritos raros;

Livros de arte: MET Museum tem download de mais de 400 obras;

Empreendedorismo e negócios: FGV libera acesso a mais de 10 mil títulos.

Incentivo à leitura na rede estadual

A rede estadual de São Paulo mantém diversos projetos de incentivo à leitura e acervo variado de livros nas unidades. O programa Sala de Leitura é referente aos ambientes pedagógicos interdisciplinares onde os estudantes contam com livros, jornais, revistas e conteúdo audiovisual, como DVDs e CDs. Além da leitura, os professores costumam utilizar esses espaços para criar oficinas de contação de histórias, clubes de leitura, teatro, jogos lúdicos, entre outros projetos.