• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 26/10/2021
Dignidade Íntima

Dignidade Íntima: Escola Estadual Sebastiana Muniz Paiva anuncia entrega mensal de kits de higiene menstrual

A primeira entrega foi realizada na última semana, durante uma roda de conversa em celebração ao Outubro Rosa, entre alunos e alunas dos anos finais e ensino médio

Na última sexta-feira (22), a Escola Estadual Sebastiana Muniz Paiva, em Iguape, iniciou a entrega de kits de higiene menstrual para 57 estudantes dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio. As estudantes receberão, mensalmente, dois pacotes de absorventes acompanhados de uma necessaire.

Aproveitando o momento, a equipe escolar convidou os profissionais de saúde do município para um bate-papo sobre saúde e cuidados com o corpo e em especial o programa Dignidade Íntima, com todos os alunos da unidade escolar.

“Essas medidas que as escolas estão tomando e que estão sendo facilitadas pelo programa Dignidade Íntima, além de trazer as estudantes novamente para as escolas trazem também conforto e bem-estar, e promovem esse sentimento de pertencimento, de igualdade e equidade entre todos. E, ações como essas de trazer equipes de saúde, palestras e parcerias para dentro das nossas escolas fortalece cada vez mais os vínculos com os nossos estudantes” declara, Vanessa de Oliveira Dias, Dirigente de Ensino de Miracatu, que abrange a cidade de Iguape.

A fim de tornar um ambiente confortável para as colegas, as alunas representantes do grêmio estudantil Pamela dos Santos Melo, 17, estudante da 3 série do Ensino Médio e Rute Matilde Soares, 16, estudante da 2 série decoraram o banheiro feminino da unidade escolar. Ambas fizeram uma placa com dizeres: “Transborde amor, alegria e energia boa”. Também há dispensers com absorventes extras e lenços umedecidos disponibilizados na bancada.

“Nós como mulheres, apoiamos a causa e sabemos da importância da saúde intima. A falta de acesso ao absorvente adequado impossibilita o bem-estar e o desempenho na vida escolar” afirma, Pamela dos Santos Melo.

Combate à pobreza menstrual

No mês de outubro, o programa Dignidade Íntima, iniciativa do Governo de SP por meio da Secretaria da Educação (Seduc-SP), completa seu quarto mês desde a publicação do Decreto que estabeleceu sua criação, em 18 de junho.

“Ações inclusivas como o programa Dignidade Íntima possuem impacto direto na qualidade de vida e aprendizagem das estudantes. Os recursos disponibilizados pelo PDDE Paulista, contribuem para a transformação positiva das nossas escolas” afirma, Zuleide Conceição Ferreira Pinto, diretora da unidade.

Com o objetivo de combater a pobreza menstrual e seu impacto na educação, sobretudo na evasão escolar, o Programa Dignidade íntima investiu mais de R$ 30 milhões somente em 2021. Os produtos são disponibilizados em todas as unidades escolares da rede estadual para quaisquer alunas que precisarem, com destaque para aquelas em situação de vulnerabilidade. O programa também promove a formação dos profissionais da escola e estudantes, para garantir acesso ao benefício.

A compra dos materiais é realizada através do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE-Paulista) e os recursos, destinados anualmente, são repassados conforme a quantidade de estudantes elegíveis em cada escola, exclusivo para a finalidade do Dignidade Íntima. O programa também tem como eixos a formação sobre a temática para todos na unidade, o protagonismo dos jovens, a distribuição de material informativo e a construção da rede de apoio na escola.