• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 28/02/2020
Boas Práticas

Dinâmicas e participação dos alunos: como foi a semana de planejamento em escola da Capital

Escola Estadual Pereira Barreto promoveu uma série de atividades antes do início das aulas

Diversas escolas na rede promoveram mudanças e atividades para a nova realidade do Inova Educação, política educacional que passou a vigorar na rede. Na Escola Estadual Pereira Barreto, em São Paulo, as dinâmicas envolveram toda a comunidade.

No dia 27 de janeiro, os professores foram recepcionados pela equipe de alunos acolhedores, que fizeram duas dinâmicas com o intuito de refletir sobre o trabalho em grupo, união e companheirismo. Após este momento, o grupo de professores estudou o Currículo Paulista, aliando as competências e habilidades ao Planejamento da sua disciplina.

No dia seguinte, os s professores com a Equipe Gestora falaram sobre a Gestão Pedagógica da Escola. Neste momento o grupo planejou as ações para a SEI (semana de estudos intensivos) que irá acontecer já no início do ano letivo. Já no dia 29 foi a vez de estudar o MMR e os seus impactos na rotina da Escola, como entender como o método funciona e sua aplicação na escola.

“Esses períodos são importantes para uma espécie de descompressão. É bom para o professor, que pode se reorganizar para começar o segundo bimestre, e também para o aluno, que, com menos tempo contínuo fora da escola, aumenta sua aprendizagem”, destaca o secretário Rossieli Soares.

No dia 30 de janeiro foi a fez do aprofundamento no Inova Educação. A PCNP Nelize acompanhou os trabalhos, que no dia seguinte teve como tema o Clima Escolar e mais materiais sobre o Inova Educação, como as novas matérias.

“As novas matérias debatem assuntos diversos e colocam os estudantes no centro do processo de aprendizagem, promovendo seu engajamento e protagonismo”, explica Sonia Maria Brancaglion, da equipe da Educação.