• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 24/11/2011
Últimas Notícias

Diretora da Rede Estadual dá palestra sobre intercâmbio no Japão

Anualmente a Secretaria da Educação seleciona um educador para passar seis meses no Japão, com todas as despesas custeadas pela província de Toyama A diretora Isaura Shizue, da Escola Estadual Professor […]

Anualmente a Secretaria da Educação seleciona um educador para passar seis meses no Japão, com todas as despesas custeadas pela província de Toyama

A diretora Isaura Shizue, da Escola Estadual Professor Daniel Verano, em Votorantim, vai ministrar hoje (24) uma palestra para os supervisores e diretores da região sobre o intercâmbio de seis meses que fez para o Japão. No período em que ficou no país, Isaura compôs o quadro de funcionários de um escola japonesa como professora.

“Dentre minhas atribuições estavam a de auxiliar as crianças brasileiras em suas atividades escolares,  dar palestras sobre as escolas brasileiras e auxiliar nas traduções de documentos e planilhas diárias. A experiência foi inesquecível e muito proveitosa para o aprendizado interior. A cultura japonesa é inigualável”, relembra a diretora Isaura Shizue.

Desde 2009, a província de Toyama mantém uma parceria com a Secretaria da Educação por meio do Programa de Estágio para Promoção da Convivência Multicultural. A secretaria seleciona um educador por ano para passar seis meses no Japão com todas as despesas custeadas pela província de Toyama. O objetivo é fazer com que o intercambista ajude na formação de brasileiros que vivem no Japão e, ao retornar para o Brasil, compartilhe as experiências obtidas.

“O educador que chega ao Japão ajuda na adaptação, presta orientação pedagógica e cultural aos filhos de brasileiros que nascem na província e para as crianças brasileiras que foram para lá já crescidas. Além disso, ele aprende sobre a estrutura educacional do país e compartilha a nossa estrutura também”, conta o assessor de relações com as províncias do Japão, Hiroyuki Hino.

Para participar do intercâmbio é necessário ser funcionário da Secretaria da Educação ou professor de escola Estadual do Estado de São Paulo, ter pelo menos 10 anos de experiência no magistério e ter domínio da língua japonesa.