• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 31/08/2011
Últimas Notícias

Diretora de escola vencedora do Prêmio Gestão Escolar fará intercâmbio nos Estados Unidos

Docente levará para colégios americanos a experiência de projetos que ajudaram a resolver problemas com a comunidade e a conquistar o título de Escola Destaque na premiação Em 2007, quando […]

Docente levará para colégios americanos a experiência de projetos que ajudaram a resolver problemas com a comunidade e a conquistar o título de Escola Destaque na premiação

Em 2007, quando assumiu a direção da Escola Estadual Deputado José Costa, no município de Serrana, na região da Diretoria de Ensino de Ribeirão Preto, a professora Solange Navarro Fabbri encontrou uma situação complicada. A comunidade estava insatisfeita, alunos e professores estavam desmotivados. Para reverter esse quadro, a diretora iniciou uma série de ações envolvendo estudantes, docentes e sociedade. Os projetos, que vão desde a recuperação da praça próxima à escola até o uso de novas tecnologias, viraram um sucesso e renderam para a unidade o título de Destaque Estadual do Prêmio Gestão Escolar de 2011.

Além do título, a escola receberá um prêmio no valor de R$ 6.000,00 e uma viagem de intercâmbio para os Estados Unidos. A enviada será a diretora Solange, que embarca ainda este ano com a missão de trocar experiências com os diretores norte-americanos. “Tenho a expectativa de conhecer práticas que podem ser aplicadas aqui, mas também acredito que posso levar muitas ideias para eles, por exemplo, as nossas ações voltadas para a sustentabilidade”, afirma.

Segundo a diretora, a sustentabilidade foi o tema que mais despertou a atenção dos alunos. Os estudantes foram responsáveis, por exemplo, pela ideia que deu origem ao aquecedor solar da unidade, pensado e construído pela própria escola. A captação da água da chuva para a irrigação da horta é outra ação dos jovens. “Todos estão muito orgulhosos pelo trabalho feito e pela conquista do prêmio. Os alunos perceberam que o reconhecimento vem quando trabalhamos duro”, conta.

Outra vertente do trabalho realizado na E.E. Deputado José Costa é voltada para o uso de novas tecnologias. A eleição do grêmio estudantil foi toda informatizada, seguindo o padrão utilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral. “O sistema foi pensado por um ex-aluno. Os estudantes votam em notebooks, que funcionam como uma urna eletrônica”, explica. De acordo com Solange, o processo é acompanhado por representantes de todas as chapas e conta com a participação em massa dos alunos. “Tudo é feito de modo transparente e participativo”, afirma.

Na área pedagógica, a tecnologia também virou uma aliada. A unidade criou fóruns para a discussão de projetos, currículo e atividades, incentivando o envolvimento dos docentes. Todos os projetos são divulgados no blog da escola, que reúne fotos e informações.

Boas práticas

Encontrar experiências inovadoras e bem-sucedidas, como as que são realizadas pela E.E. Deputado José Costa, em escolas da rede pública de todo o país é a proposta do Prêmio Gestão Escolar. Na etapa nacional, a iniciativa vencedora recebe um prêmio no valor de R$ 30 mil, além de ser intitulada “Referência no Brasil”.

Além da vencedora, as escolas classificadas até a quarta colocação na etapa estadual também foram premiadas. Os diretores das escolas estaduais Leonor Fernandes Costa Zhacarias, de São Paulo, Samuel de Castro Neves, de Piracicaba, e da escola municipal Professora Edmea Braz Rojo Sola, de Marília, ganharam viagens para outros Estados, para conhecer unidades que também desenvolvam projetos bem-sucedidos.

Intercâmbio

Diretora americana dá entrevista sobre sua experiência no BrasilNa primeira quinzena de agosto, nove diretores norte-americanos visitaram São Paulo e falaram aos professores paulistas sobre a educação em seu país. A visitante Helen Fisk, diretora de um colégio no Estado americano de Minnesota, visitou oito escolas e conheceu experiências inovadoras que levará para a escola que dirige, na cidade de Minneapolis. “Há programas incríveis em andamento nas escolas que visitei em São Paulo. É uma oportunidade incrível estar aqui”, revela.

A ação faz parte do Programa Brasil-Estados Unidos de Intercâmbio de Diretores Escolares, criado pela Embaixada dos Estados Unidos, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), e também faz parte do Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar.

Saiba mais sobre as impressões que a diretora Helen Fisk teve durante sua visita a São Paulo no vídeo abaixo: