terça-feira, 11/10/2011

Diretora vencedora do Prêmio Gestão Escolar ganha intercâmbio nos EUA

Solange Navarro Fabbri apresentará para profissionais americanos os projetos de sustentabilidade desenvolvidos por alunos e professores na Escola Estadual Deputado José Costa, em Serrana O exemplo de sustentabilidade da Escola […]

O exemplo de sustentabilidade da Escola Estadual Deputado José Costa que resultou no Prêmio de Gestão Escolar 2011 foi mais longe do que alunos e professores de Serrana imaginavam. Hoje (11/08), a diretora Solange Navarro Fabbri embarca para um intercâmbio de 26 dias nos Estados Unidos.A primeira parada será na capital norte-americana, Washington. Depois, Solange segue para a região de Seattle, onde participará da rotina das escolas e dos profissionais americanos. A viagem de volta está marcada para 6 de novembro, em tempo de participar da cerimônia de premiação em Recife, dia 7, quanto a diretora receberá, em nome da escola, o título de Destaque Estadual e R$ 6 mil para investir nos projetos que já estão em andamento.

Localizada na região atendida pela Diretoria de Ensino de Ribeirão Preto, com 710 alunos do Ciclo II do Ensino Fundamental até o Ensino Médio, a Escola Estadual Deputado José Costa foi selecionada entre as 44 unidades estaduais que passaram na primeira seleção nas Diretorias Regionais de Ensino para representar São Paulo na comitiva de 24 diretores brasileiros. O Prêmio de Gestão Escolar é organizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em parceria com entidades que apoiam o fomento da Educação no Brasil, entre elas a Embaixada dos Estados Unidos. A Secretaria de Estado da Educação atuou nas etapas de inscrição, seleção e avaliação em São Paulo.

Documentário

Na mala da diretora, vai uma bagagem preciosa, um documentário feito por alunos, com legendas em inglês, que mostra os principais projetos da escola. Como o aquecedor movido a energia solar, fabricado para ser usado na higienização dos pratos do refeitório a partir de um trabalho de um aluno, adaptado por um professor. Outro exemplo de sustentabilidade é o sistema para captação de água da chuva, que é usada para irrigação da horta e jardim, além da limpeza da escola.

No campo da tecnologia, a escola conta com eleição eletrônica para o Grêmio Estudantil feita nos moldes do sistema eleitoral brasileiro, por iniciativa dos alunos, com auxílio de notebooks fornecidos pelo projeto Acessa Escola, da Secretaria de Estado da Educação. Além disso, os alunos mantêm um blog atualizado com os novos projetos da escola: deputadojosecosta.blogspot.com.

Para Solange, o segredo para que tantos projetos tenham “contagiado” a comunidade escolar é a contextualização. “A ação tem que partir de algo que faça sentido para todos. Por isso é fundamental saber olhar ao redor. A partir daí se faz a reflexão, que dará origem a uma nova ação”, diz a diretora. Um exemplo é o sistema de captação de água da chuva, que começou a ser feito depois que alunos perceberam que o líquido drenado pelas calhas da escola poderia ser reaproveitado.

Conhecer as técnicas de gestão dos diretores norte-americanos está entre os objetivos de Solange, que também quer aprender mais sobre o uso da tecnologia nas escolas dos EUA. Na volta, a diretora irá compartilhar a experiência com todo o Estado através de uma videoconferência organizada pela Secretaria de Educação.

Neste vídeo, Solange Navarro Fabbri fala sobre o Prêmio Gestão Escolar, conta sua expectativa para o intercâmbio e lembra como as ações mudaram a vida dos alunos:

Confira os projetos da Escola vencedora do Prêmio de Gestão Escolar 2011: