terça-feira, 26/02/2019
Agenda do secretário

Diretores discutem aprendizado durante segundo dia de evento

Em Águas de Lindoia, encontro busca realizar dinâmicas para compartilhar experiências e novas diretrizes educacionais

Em Águas de Lindoia, acontece o segundo dia do encontro com parte dos diretores da rede. Nesta terça-feira (26), com a presença do secretário Rossieli Soares, o evento reuniu 91 dirigentes de ensino e 1.284 diretores de escolas públicas de São Paulo.

Em sua fala, o titular apresentou três pilares para melhorar aprendizagem dos alunos: melhoria dos processos pedagógicos (Currículo Paulista, reformulação de material de apoio, formação de professores, melhoria do MMR); valorização dos profissionais (valorização da carreira e fortalecimento do apoio pedagógico); e infraestrutura (adequar a rede pública ao modelo pedagógico, resolver as manutenções necessárias e dar instrumentos para garantir mais segurança nas escolas).

“Vocês são líderes no processo de aprendizagem. Em 2019, vamos trabalhar esses três pilares e apoiá-los no que for necessário para transformar a educação pública de São Paulo”, disse Rossieli aos diretores e dirigentes presentes.

Na ocasião, também foi debatido a importância de estabelecer uma colaboração com os municípios, assim como usar a tecnologia como aliada para desburocratizar os processos nas escolas e auxiliar a aprendizagem.

“Temos que melhorar os sistemas para melhoria do trabalho dos diretores. O nosso maior desafio é fazer uma rede pública de qualidade e alto nível de aprendizagem”, completou o secretário Executivo da Educação, Haroldo Corrêa da Rocha.

Atualmente, Regina Isabel Viana é diretora da E.E. Aggeo Pereira do Amaral, em Sorocaba, e conta com 35 anos de serviço público na Educação. Segunda ela, esse encontro traz esperanças para as escolas e incentiva o trabalho dos servidores.  “Quando eu ouvi as colocações, eu fiquei cheia de expectativas. Eu espero realmente que essas ideias sejam implementadas”, declarou.

Nesses dois dias, foram convidados os representantes das escolas com maior número de alunos matriculados no Ensino Médio. A partir de abril, outros diretores também serão convocados para futuras reuniões.

“Esse encontro serve para mostrar que nós não estamos sozinhos e temos uma realidade muito parecida. Além disso, é a oportunidade para trocarmos experiências”, concluiu Fábio Leandro Paixão, diretor da E.E. Adib Miguel Haddad, em Jundiaí.