quinta-feira, 10/08/2006

Diretores escolares norte-americanos visitam escolas estaduais do Vale do Paraíba

Além das visitas, visitantes participarão de videoconferência para debater as diferenças de gestão em dois países Continua até o próximo sábado, dia 12, a programação dos diretores norte-americanos que participam […]

Continua até o próximo sábado, dia 12, a programação dos diretores norte-americanos que participam do Programa Brasil-Estados Unidos de Intercâmbio de Diretores Escolares. Dos oito quem vieram ao Brasil, dois estão no Estado de São Paulo, mais precisamente na região do Vale do Paraíba. As atividades, iniciadas no último dia 7, são desenvolvidas dentro da área atendida pela Diretoria de Ensino de São José dos Campos, no interior do Estado.

Roteiro

A programação inclui visitas a escolas e diretorias de ensino, além da realização de um Seminário Regional para socialização de experiências entre diretores americanos e diretores de escolas estaduais da região do Vale do Paraíba.

Confira, a seguir, a programação do Seminário de Gestão e Liderança Escolar, em São José dos Campos:

Data: 11/08/06

Horário: 13h30 às 17h30

Público-alvo: diretores norte-americanos, supervisores de ensino e diretores de escola da Região do Vale do Paraíba,

Local: Salão do Instituto Nacional de pesquisas Espaciais – INPE – São José dos Campos

Atividades:

•  Relatos de experiências de cinco diretores (dois americanos e três brasileiros);

•  Debate;

•  Apresentação pela Equipe da Microsoft e da PUC de projetos desenvolvidos em parceria com a SEE/SP: Gestão Escolar e Tecnologias, Aprender em Parceria e Aluno Monitor.

Em função da capacidade do auditório, o número de participantes (diretores de escola e supervisores de ensino) no seminário seguirá alguns critérios. São eles:

•  30 participantes de cada uma das DEs que receberão a visita dos diretores norte-americanos: Guaratinguetá e Taubaté;

•  10 participantes de cada uma das seguintes DEs: Jacareí e Pindamonhangaba;

•  os diretores de escola e supervisores de ensino da DE de São José dos Campos.

No encerramento, mais atividades

A viagem dos diretores escolares norte-americanos ao Brasil será encerrada, em São Paulo, com a realização de uma videoconferência com a participação de todas as Diretorias de Ensino na Capital. O local e o horário ainda não foram definidos.

Data: 18/08/06

Assunto: “Semelhanças e diferenças entre a gestão escolar nos EUA e no Brasil”

Participantes:

•  oito diretores americanos (em duplas, de acordo com os Estados visitados);

•  coordenadores dos Estados anfitriões;

•  supervisores de ensino e diretores de escolas das 90 DEs por meio de interação nos ambientes da Rede do Saber.

As atividades referentes à visita dos diretores norte-americanos são integradas ao Progestão e organizadas por supervisores de ensino que atuam como multiplicadores ou tutores. Daí a importância de incentivar e priorizar a participação destes profissionais, tanto no seminário regional quanto na videoconferência. A idéia é socializar experiências e articular ações de formação continuada dos gestores escolares.

O que é o Progestão

É um curso de formação continuada e em serviço – organizado nas modalidades à distância e presencial – para gestores escolares que atuam nas redes públicas de ensino. Trata-se de proposta inovadora no campo da formação continuada de dirigentes escolares, adotada pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), em parceria com um grupo de Secretarias de Educação, que se consorciaram para assegurar o financiamento da produção dos materiais instrucionais do programa, para uso descentralizado.