terça-feira, 05/11/2013
Pais e Alunos

Alunos de 25 escolas participam do 1º Festival de Cinema da região Centro Oeste

Estudantes produziram vídeos de até dois minutos e disputam os três primeiros lugares

Cerca de 1.500 alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, de 25 escolas da Diretoria de Ensino Centro Oeste, participam nessa terça-feira (5) da premiação do 1º Festival de Cinema realizado pela regional. O evento acontece no auditório da Faculdade Sumaré, na Rua Capote Valente, nº 1.121, em Perdizes, e será aberto para alunos, professores, pais e toda a comunidade interessada.

A iniciativa capacitou os professores das escolas participantes para que eles pudessem orientar os alunos na produção de curtas metragens com a temática “Eu no Mundo.Com”. Na preparação dos professores, que foi dividida em três oficinas na Diretoria de Ensino, os docentes participaram de palestras com um cineasta e receberam informações sobre enquadramento, linguagem e edição.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Para a diretora do Núcleo Pedagógico da regional, Jane Rúbia Adami da Silva, o objetivo é proporcionar aos alunos o conhecimento da linguagem audiovisual, além da percepção de vídeo e linguagem. “Os alunos, com base nas orientações dos professores fizeram todas as imagens e também a edição do vídeo, que não pode ultrapassar dois minutos”, explica.

Premiação

Para escolher os três melhores vídeos, fazem parte da comissão julgadora a representante da equipe de arte do Centro de Ensino Fundamental dos Anos Finais, do Ensino Médio e da Educação Profissional (CEFAF), Ana Cristina, a dirigente de ensino da região Centro Oeste, Rosangela Aparecida de Almeida Valim, a diretora do Núcleo Pedagógico, Jane Rúbia, a supervisora do Núcleo Pedagógico, Maria Aparecida Fernanda Manzolli, além de Sebastião Haroldo de Freitas, representando a Secretaria Estadual de Educação, e o cineasta que participou da preparação dos professores, Alessandro Veloso.

O vencedor do primeiro lugar será premiado com uma filmadora, o segundo colocado será premiado com uma máquina fotográfica digital e o terceiro lugar será contemplado com um celular dual chip. Cada professor responsável pelos vídeos vencedores também receberá um troféu.