• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 05/03/2020
Boas Práticas

Diretoria de Ensino de Araçatuba participa do programa “Gestores da Paz”

Reuniões discutirão ações proativas nas escolas

A Diretoria de Ensino de Araçatuba selou parceria com o Ministério Público Estadual para participar do programa “Gestores da Paz”, que é realizado desde 2008 e tem como principal objetivo discutir, construir e consolidar estratégias cotidianas de superação dos conflitos gerados pela violência sofrida pelas crianças e adolescentes.

O programa será composto de reuniões mensais para capacitação em cultura de paz, com todos os órgãos e instituições da rede de proteção social e de garantia de direitos da criança, do adolescente, da família e da comunidade. Os representantes de cada setor são responsáveis por socializar a formação (estudos e informações) com os seus pares, bem como os acordos e procedimentos comuns estabelecidos nas reuniões.

“É fundamental estarmos articulados com as instituições que atuam na proteção e nos direitos da criança, do adolescente e da família. Assim, garantimos um compartilhamento de informações, de sugestões e de apoio”, pontua a dirigente Fátima Regina Preti. Os encontros serão realizados sempre na segunda sexta-feira de cada mês, das 8h30 às 11h30, no auditório do Senai (Serviço Nacional de Aprendizado Industrial).

Além da participação, os encontros terão a participação do promotor da Infância e da Juventude, dr. Joel Furlan e da psicopedagoga Vivi Tuppy. “São iniciativas consonantes aos princípios do CONVIVA SP. Desenvolvemos ações voltadas à prática restaurativa, cultura de paz, prática do diálogo, roda de conversa, articulação da rede de proteção à criança e ao adolescente. Sabemos o quanto é difícil mudar comportamento/cultura. Nem sempre o ritmo é o desejável, mas o CONVIVA SP provavelmente terá muito a contribuir”, considera a supervisora supervisora de ensino Marisa Aparecida Coltri Lélis.