terça-feira, 10/01/2012

Diretoria de Ensino de Bauru aposta em museu interativo para ensinar alunos da região

Saiba mais sobre a exposição e veja qual foi a percepção dos alunos da rede que passaram pela feira Aprender matérias como física não é mais um tabu para os […]

Aprender matérias como física não é mais um tabu para os alunos da região de Bauru. Uma exposição interativa de ciência mudou a forma como os estudantes enxergam os assuntos relacionados ao tema. “Aqui a gente brinca aprendendo, eu acho muito legal”, opina a aluna da 6ª série da Escola Estadual Professor Professor Ayrton Busch, Vitória Caroline Santos Carvalho.

“A ideia dessa feira é que seja o contrário de uma aula. A gente quer que o aluno se mexa, que ele vá brincando e aprenda descobrindo. Eles acabam se divertindo e não percebem que estão aprendendo. Eu acho que esse é o fundamental da feira”, acredita o monitor e aluno de pós-graduação em Educação para Ciência da Unesp, Jonas Garcia de Souza.

O Museu Itinerante de Ciência conta com a parceria da Unesp, que disponibiliza alunos de pós-graduação da universidade para trabalharem como monitores, explicando aos visitantes conceitos de física por meio dos 17 equipamentos expostos no museu. Alguns alunos do Ensino Médio da rede também ajudam a integrar essa equipe de monitores e recebem uma ajuda de custo entre 200 a 300 reais. Ao todo, mais de 5 mil alunos passaram pela atividade.