sexta-feira, 07/10/2011

Diretoria de Ensino de Guarulhos realiza amanhã evento sobre cultura afro

O encontro “África: des-construindo significados” contará com oficinas de pintura em tela, máscaras africanas, penteado afro, ciranda literária, dentre outras atividades envolvendo o tema A Diretoria Regional de Ensino Guarulhos […]

A Diretoria Regional de Ensino Guarulhos Sul promoverá amanhã, 08 de outubro, em sua sede, o primeiro encontro “África:des-construindo significados”. Serão realizadas oficinas de pintura em tela, de máscaras africanas, de penteados afro, entre outras, além de ciranda literária, apresentação de capoeira, exposição de fotos e exibição de curtas-metragens. Haverá ainda palestras que abordarão as temáticas “Racismo e a Educação”, “Afrodescendentes no Brasil” e a “História do negro em Guarulhos”. As atividades são gratuitas e abertas a cursistas, educadores e à comunidade em geral.

O evento é fruto do curso desenvolvido pela Diretoria de Ensino para os professores de história da rede estadual na região. Mais de 50 educadores participaram da formação continuada, que possibilitou a desconstrução de estigmas e preconceitos em relação à história africana. “Nosso objetivo foi ampliar o conhecimento dos docentes acerca do continente africano, que ainda é visto como um local exótico, onde só há guerras civis, fome, entre tantos outros estereótipos que foram perpetuados pela produção historiográfica e midiática no decorrer dos séculos”, explica Dina Padilha, professora-coordenadora de história da Diretoria de Ensino Guarulhos Sul.

Evento: 1º Encontro “África:des-construindo significados”
Data: 8 de outubro de 2011 (sábado)
Horário: das 9h às 14h
Local: Diretoria Regional de Ensino Guarulhos Sul – av. Emilio Ribas, 940, Jardim Tijuco – Telefone: 2442-2283 ou 2442-2284