sexta-feira, 24/03/2006

Diretoria de Ensino de Itapeva lança Projeto SPA ESCOLA em duas unidades

Objetivo é criar condições para aumentar a qualidade de vida e o bem estar da comunidade Duas escolas da diretoria de ensino de Itapeva já contam com mais uma atividade […]

Duas escolas da diretoria de ensino de Itapeva já contam com mais uma atividade dentro do Programa Escola da Família desde o último fim de semana: O SPA Escola. Na Escola Estadual Jaminiano David Muzel, em Itapeva, a novidade foi comemorada com a presença do dirigente regional de ensino, Delvi Ferreira Alexandre, e o supervisor Márcio Nunes da Cruz. Estiveram presentes ainda diretores, professores, universitários, educadores profissionais, representantes da Câmara Municipal, pais, alunos e comunidade em geral.

O evento deu aos participantes a chance de refletir sobre a qualidade de vida por meio de oficinas de alongamento, relaxamento, massagem, dicas de alimentação saudável, limpeza, terapia ocupacional coletiva, cuidados com a pele e cabelos. Quem foi à escola de Itapeva teve ainda a chance de conhecer melhor a prática do Lien Ch’i , coordenado pela assistente técnico pedagógica de Educação Física, Aparecida de Fátima Almeida.

O que é o Lien Ch’i

É uma prática terapêutica corporal que trabalha com meditação e respiração. São reproduzidos alguns movimentos de animais, como a cegonha, o dragão e a tartaruga. Dois pontos são fundamentais: energia e respiração, ingredientes decisivos neste tipo de prática corporal terapêutica. Os chineses acreditam que, ao imitar os bichos os praticantes incorporam suas características e conseguem liberar a energia vital que deve circular livremente pelo organismo, para que as funções físicas e mentais permaneçam em equilíbrio.

Outra escola beneficiada

Em Capão Bonito, a Escola Estadual João Baptista do Amaral Vasconcelos recebeu um público de aproximadamente 2.500 pessoas para prestigiar o lançamento do projeto SPA Escola com o bem humorado slogan SPA LHE ESSA IDÉIA.

O dirigente regional de ensino, Delvi Ferreira Alexandre, fez a abertura oficial do evento ressaltando a importância da iniciativa do governo do Estado por meio da Secretaria de Educação. Já o prefeito de Capão Bonito, Junior Tallarico, fez questão de destacar as conquistas da educação para o município.

Programação variada

Depois da caminhada, cada participante procurou as atividades – divididas em quatro eixos – com as quais mais se identificavam. No eixo Movimento foram oferecidas aulas de dança de rua, axé, capoeira, judô e gincana. O eixo Saúde e Beleza teve salão de cabeleireiro, manicure, limpeza de pele e massagem. Quem procurou informações sobre Saúde e Nutrição teve contato com palestras sobre alimentação, receitas, cálculo de índice de massa corporal e medição da pressão arterial. Por fim, o eixo Roda de Conversa promoveu bate-papo com profissionais da área de educação ao discutir temas como movimento, saúde e comportamento.

Além disso, foram realizadas ainda atividades extras como a sala de exposição de fotos e trabalhos desenvolvidos no curso do Programa Escola da Família, sala de maquiagem infantil e simulação de primeiros socorros feita pelo Corpo de Bombeiro de Capão Bonito.