• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 20/01/2004
Últimas Notícias

Diretoria de Ensino de Itapeva participará da implantação do Programa de Educação Ambiental promovido pela Furnas

A Diretoria de Ensino de Itapeva foi convidada pela Furnas Centrais Elétricas a dar continuidade ao Projeto “Eficiência no interior”. O objetivo é implantar o programa de Educação Ambiental “A […]

A Diretoria de Ensino de Itapeva foi convidada pela Furnas Centrais Elétricas a dar continuidade ao Projeto “Eficiência no interior”. O objetivo é implantar o programa de Educação Ambiental “A Natureza da paisagem – Energia: Recurso da Vida”.

O convite partiu por ocasião da premiação da escola estadual Dr. Antônio Deffune na sétima edição do concurso promovido pela empresa no ano passado. Na categoria Ensino Médio, o aluno Rafael de Andrade ganhou em primeiro lugar com o projeto Eficiência no Interior, enfatizando a preservação do meio-ambiente no formato de Histórias em Quadrinhos e coordenado pela professora Márcia Yamamoto.

As escolas da região mantém o material de Furnas (CD, Cartilhas, cartazes ilustrativos, entre outros) para dar continuidade ao projeto, englobando alunos do ciclo II e Ensino Médio.

A Diretoria se destacou nos cursos de capacitação para professores. Participaram do curso os educadores dos municípios de Itapeva, Itaberá, Itararé, Riversul, Nova Campina, Buri e Taquarivaí sob o tema “Cuidar do meio ambiente combatendo o desperdício de energia elétrica”.

A Assistente Técnica Pedagógica da Diretoria de Itapeva, professora Luciane de Almeida, acompanhou os projetos interdisciplinares das 23 escolas do município. ” O Programa incentivou as escolas a participar de outros projetos, elevou a auto-estima dos participantes, e foi um prêmio para nós também. As escolas estão dando andamento ao projeto ambiental que deve revelar novos trabalhos este ano”, disse.

Histórico

O concurso “Conservação de Energia e Meio Ambiente 2003”, promovido pela empresa Furnas Centrais Elétricas, é uma parceria da Secretaria de Estado da Educação com a Secretaria de Estado do Meio-Ambiente. Participaram 640 trabalhos de 47 Escolas Estaduais, localizadas nos pólos de distribuição de energia do interior de São Paulo.

O prêmio “Furnas: Conservando Energia e Cuidando do Meio Ambiente – De Olho no Futuro/2003” foi direcionado aos alunos dos Ensinos Fundamental e Médio das escolas públicas e privadas. Cerca de 2 mil alunos se inscreveram para o concurso.

Desde 1996, o PROCEL (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica) e empresas de distribuição e geração de energia vem sensibilizando os estudantes para a questão ambiental. O Concurso já envolveu 446 Escolas Estaduais e mais de 890 professores. Cerca de 400 mil alunos já foram beneficiados pela iniciativa.

Luciane Salles