quinta-feira, 29/04/2004

Diretoria de Ensino de Jundiaí participa da campanha de prevenção à Hanseníase

Nesta quarta (28), a Diretoria de Ensino da região de Jundiaí participou da campanha de prevenção à Hanseníase. A Secretaria Municipal de Saúde entregou simbolicamente 74 camisetas alusivas ao combate […]

Nesta quarta (28), a Diretoria de Ensino da região de Jundiaí participou da campanha de prevenção à Hanseníase. A Secretaria Municipal de Saúde entregou simbolicamente 74 camisetas alusivas ao combate a Hanseníase com o objetivo de conscientizar os alunos da importância do combate a doença.

Sob o slogan “Nosso respeito é um grande remédio”, as camisetas foram distribuídas para a equipe da Diretoria de Ensino de Jundiaí. A intenção é divulgar a campanha nas escolas estaduais da cidade.

A hanseníase é uma doença que tem 99% de cura quando tratada logo de início. Causada por um bacilo, ataca normalmente a pele, os olhos e os nervos. Não é uma doença hereditária. A forma de transmissão é pelas vias aéreas: uma pessoa infectada libera bacilo no ar e cria a possibilidade de contágio.

Representantes do Movimento de Reintegração dos Portadores de Hanseníase (Morhan) de Jundiaí, estão viabilizando reuniões, visitas domiciliares, fonoaoudiólogas, psicólogas, atendimento odontológico aos familiares e portadores de Hanseníase.

“Acompanhamos desde o tratamento da doença, até o resgate da cidadania e auto-estima dos portadores de Hanseníase”, declarou a Sra. Orlanda Maria Tessaro Barros, Assistente Social, do Morhan.

De acordo com o dirigente de Jundiaí, Onofre Martins, a campanha de divulgação, que começa nas escolas este mês, resultará no lançamento de uma Feira Cultural Científica, no mês de outubro. “Antes da Feira, porém, a Diretoria promoverá no dia 26 de Junho um mutirão, visando à prevenção à Hanseníase e os artistas Ney Latorraca, Ney Matogrosso, Solange Couto e Elke Maravilha, deverão marcar presença em apoio à campanha”, concluiu.

Luciane Salles