O que acontece quando uma diretoria de ensino tem a ideia de chamar turmas do Ensino Médio e Ensino Fundamental para promover uma competição saudável por conhecimento? O resultado foi a união de mais de 582 estudantes no projeto “Batalha de Conhecimento em Humanidades”, que aconteceu ao longo de 2019 e teve sua culminância no dia 11 de dezembro de 2019.
Os jovens precisaram formar equipes para disputarem as 3 fases da competição, onde tiveram a oportunidade de desenvolver as habilidades cognitivas e as competências socioemocionais de forma lúdica e por meio de metodologias ativas. “É fundamental estimular competições saudáveis usando a maior variedade possível de competências, seja elas previstas na BNCC ou não”, pontua Viviane Senna, parceria da Educação no Inova Educação.
Na primeira fase, as equipes deveriam responder à dez (10) questões com base na análise das fontes disponíveis, sendo que, das quatro alternativas, havia mais afirmações corretas do que incorretas, e a pontuação foi mensurada pela complexidade das respostas. Já na segunda fase, os estudantes puderam percorrer os caminhos da aprendizagem ativa por meio da aprendizagem baseada em investigação e em problemas.
A ideia da diretoria era utilizar o método de aprendizagem baseado em times, pautado pelo autor José Moran. “Nessa perspectiva, os professores desenvolveram duas tarefas, onde a primeira tinha por objetivo proporcionar que observassem o meio em que vivem e a segunda que propusessem soluções para o seu cotidiano. São métodos baseados em aprendizagem ativa”, explica Bruna Waitman, da coordenadoria da Coped.
O sucesso foi tão grande que já gerou pedidos por mais. “O projeto foi muito além do que apenas vir para a Diretoria e competir. Nós fizemos, de fato, lá na escola, a ressignificação dos conteúdos na área de Humanidades”, pontua Douglas Moura, diretor da EE João Adorno Vassão. “Os estudantes retornaram para a escola tão entusiasmados que desejam uma eletiva com o título “Batalha de Conhecimento em Humanidades”, finaliza.