• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 23/01/2020
Boas Práticas

Diretoria de Ensino de Miracatu promove batalha de conhecimento

Iniciativa aconteceu em dezembro do ano passado e reuniu várias escolas da região

O que acontece quando uma diretoria de ensino tem a ideia de chamar turmas do Ensino Médio e Ensino Fundamental para promover uma competição saudável por conhecimento? O resultado foi a união de mais de 582 estudantes no projeto “Batalha de Conhecimento em Humanidades”, que aconteceu ao longo de 2019 e teve sua culminância no dia 11 de dezembro de 2019.

Os jovens precisaram formar equipes para disputarem as 3 fases da competição, onde tiveram a oportunidade de desenvolver as habilidades cognitivas e as competências socioemocionais de forma lúdica e por meio de metodologias ativas. “É fundamental estimular competições saudáveis usando a maior variedade possível de competências, seja elas previstas na BNCC ou não”, pontua Viviane Senna, parceria da Educação no Inova Educação.

Batalha de conhecimento

Na primeira fase, as equipes deveriam responder à dez (10) questões com base na análise das fontes disponíveis, sendo que, das quatro alternativas, havia mais afirmações corretas do que incorretas, e a pontuação foi mensurada pela complexidade das respostas. Já na segunda fase, os estudantes puderam percorrer os caminhos da aprendizagem ativa por meio da aprendizagem baseada em investigação e em problemas.

A ideia da diretoria era utilizar o método de aprendizagem baseado em times, pautado pelo autor José Moran. “Nessa perspectiva, os professores desenvolveram duas tarefas, onde a primeira tinha por objetivo proporcionar que observassem o meio em que vivem e a segunda que propusessem soluções para o seu cotidiano. São métodos baseados em aprendizagem ativa”, explica Bruna Waitman, da coordenadoria da Coped.

O sucesso foi tão grande que já gerou pedidos por mais. “O projeto foi muito além do que apenas vir para a Diretoria e competir. Nós fizemos, de fato, lá na escola, a ressignificação dos conteúdos na área de Humanidades”, pontua Douglas Moura, diretor da EE João Adorno Vassão. “Os estudantes retornaram para a escola tão entusiasmados que desejam uma eletiva com o título “Batalha de Conhecimento em Humanidades”, finaliza.