• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 19/12/2019
Boas Práticas

Diretoria de Ensino de Miracatu promove orientação técnica em ensino de história

Iniciativa aconteceu em novembro e reuniu professores, coordenadores e PCNPs da região

Com o intuito de melhorar e dar novas linhas de pensamento para seus professores, a Diretoria de Ensino de Miracatu promoveu, no dia 14 de novembro, a “Orientação Técnica: Ensino de História e o Currículo Paulista”, que teve a participação de diversos docentes, coordenadores e diretores da região.

A iniciativa partiu de Maria de Fátima Soares Casseb, dirigente de ensino da região, que realizou a abertura do evento contando um pouco do objetivo do encontro. Logo depois, as atividades práticas, comandadas pelo PCNP Douglas Sousa, tiveram como principal foco o novo Currículo Paulista, aprovado em julho desse ano.

“Dialogamos sobre os princípios, competências e habilidades previstas pelo Currículo Paulista e como aplicá-los na sala de aula a partir do ano que vem, com a importante mudança do Inova Educação”, explica Douglas. As atividades foram individuais e em grupo e puderam ser apresentadas ao final do encontro para os participantes.

A orientação técnica também listou uma série de iniciativas que professores podem fazer em sala de aula, seguindo sempre um caminho de cinco processos: Identificação, Comparação, Contextualização, Interpretação e Análise. “Tudo o que fazemos tem como foco a aprendizagem. Sempre trabalhamos visando as especificidades dos estudantes do Vale do Ribeira e como adequar o currículo para eles”, conta o diretor técnico Vagner Goularte.

A Diretoria de Ensino de Miracatu é bem ativa na oferta de atividades de formação para seus professores, e novos encontros devem ser realizados, em diversos áreas, a partir de 2020.