quinta-feira, 28/04/2022

Diretoria de Ensino de Mogi Mirim promove a Semana da Paz

Todas as unidades escolares da Diretoria de Ensino participaram com atividades sobre o tema

A Diretoria de Ensino de Mogi Mirim conclui nesta sexta-feira (29), a Semana da Paz. O objetivo foi promover o alcance da harmonia na comunidade escolar, com o envolvimento dos colegiados, grêmios estudantis e conselhos. Durante o evento, foi lançado o Projeto Aluno Amigo Conviva.

“Vivenciar momentos de reflexão sobre a paz é uma prática urgente em nossas escolas, visto que desencadeiam em ações na sociedade. A paz que queremos em nossos lares, em nossas escolas, em nossas cidades, ou seja, no mundo, se concretizará por meio de ações como estas. Portanto, essas ações são imprescindíveis que ocorram durante todo o ano letivo, mas os trabalhos realizados nesta semana são sementes do bem que contribuirão para a formação de um cidadão mais responsável na convivência com o próximo”, disse Regina Navas, dirigente de ensino de Mogi Mirim.

As escolas promoveram caminhadas pela paz, nas imediações das escolas, variadas dinâmicas em grupo, que incluíram palestra com participação de psicólogos que trabalharam o assunto, jogos cooperativos, inclusão dos pais em reuniões que ampliaram a reflexão, além do exercício das palavras ‘mágicas’ de convivência.

Para Mário Augusto, gestor do Conviva, “as brincadeiras em sala de aula, que na verdade tem a intenção da aprendizagem, desenvolvem as habilidades motoras, questões socioemocionais, amabilidade, abertura ao novo, criando situações saudáveis de convivência”.

“As brincadeiras em sala de aula, que na verdade tem a intenção da aprendizagem, desenvolvem as habilidades motoras, questões socioemocionais, amabilidade, abertura ao novo. E nesta questão eu tenho a honra de ser vizinho de alguns ex-alunos. Advogados, jornalistas e vejo como foi tão importante aquele brinquedo entrar em sala de aula”, disse Mário Augusto.

Aluno Amigo

O lançamento do Projeto Aluno Amigo Conviva foi o ponto alto programação da Semana da Paz da Diretoria de Ensino de Mogi Mirim, para promover a melhoria e segurança do ambiente escolar.
Entre as atividades, foram divulgados os ideais do Conviva, que possibilita o estreitamento da relação do professor orientador de convivência / vice-diretor e a disponibilização de ferramentas para zelar pela integridade de todos os estudantes. A missão do projeto é ir além dos muros da escola e alcançar os pais e responsáveis.

“Todos os envolvidos nesse processo de reflexão sobre a paz mostraram o quanto nossas escolas são criativas, desenvolvendo trabalhos de excelência. A maior lição que podemos tirar dessas atividades é o se colocar no lugar do outro, é entender que minha responsabilidade sobre a implantação da cultura da paz é fundamental para a construção de uma sociedade justa, harmoniosa e permeada pela paz”, ressalta Regina Navas.