• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 15/12/2014
Boas Práticas

Diretoria de Ensino de Piracicaba mobiliza comunidade em bazar Natal da Solidariedade

Evento teve produtos feitos pelas comunidades que participam do Escola da Família

Para entrar no clima de solidariedade que envolve o Natal, a Diretoria de Ensino de Piracicaba realizou, na última quarta-feira (10), o 2º Bazar de Natal da Solidariedade, evento solidário que teve o objetivo de arrecadar litros de leite para os Voluntários em Ação contra o Câncer Infantil de Piracicaba (Vaccip). Na primeira edição, foram arrecadados 300 litros de leite.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Aberto ao público, o evento contou com produtos confeccionados pelas comunidades que participam do programa Escola da Família. Os produtos foram produzidos por meio dos ensinamentos oferecidos nas oficinas do programa, que são ministradas por voluntários e universitários. Itens natalinos como panos de prato, caixas decorativas e enfeites para a casa fizeram parte da produção. Para “comprar” os produtos, o interessado deveria doar litros de leite.

“O objetivo desse evento, além de ajudar o próximo, é chamar a sociedade para refletir sobre a causa. Esse trabalho, feito em conjunto com a comunidade, pode não só ajudar outras pessoas, como também proporcionar um outro tipo de renda familiar aos participantes”, revela Marilene de Almeida, professora-coordenadora do programa Escola da Família na região.

Atualmente, o programa Escola da Família conta com 24 escolas de Piracicaba e região participantes. O objetivo do programa é levar cultura, saúde, lazer e qualificação para o mercado de trabalho aos moradores das comunidades onde estão localizadas as escolas.

11 anos

Desde 2003, o Programa Escola da Família aproxima sociedade e escola promovendo a integração de crianças, jovens, adultos e idosos com um trabalho que sociabiliza, diverte e educa. Por meio do programa, as unidades escolares da rede pública são abertas aos sábados e domingos para a comunidade, para a realização de atividades voltadas ao esporte, à cultura, à saúde e ao trabalho.

As atividades são promovidas com o auxílio de profissionais da Educação, voluntários e educadores universitários.