• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 06/05/2004
Últimas Notícias

Diretoria de Ensino de Santos realiza capacitação em Ensino Religioso

Mais de 50 professores que ministram aulas de Ensino Religioso para os alunos da série final do Ciclo II (8ª série do Ensino Fundamental) da rede estadual de ensino, participaram […]

Mais de 50 professores que ministram aulas de Ensino Religioso para os alunos da série final do Ciclo II (8ª série do Ensino Fundamental) da rede estadual de ensino, participaram na terça-feira, dia 4, de uma capacitação promovida pela Diretoria de Ensino de Santos, na sede do órgão, com a participação do historiador e professor Valdir Roeda.

A palestra do professor abordou a influência da Igreja Católica na Vila de Santos na época Colonial e suas ramificações. “O aluno precisa conhecer mais sobre a história das igrejas existentes no município onde ele reside”, explica.

O objetivo da disciplina é desenvolver conteúdos relativos à História das Religiões e trabalhar valores humanos em sala de aula. A capacitação do historiador incluiu uma visita ao roteiro histórico-religioso da cidade de Santos.

A assistente técnica pedagógica, Doroti Sant’Anna de Paula, destacou para os professores que não é admitido qualquer tipo de preconceito em relação ao credo religioso do aluno. “A diversidade cultural e religiosa deve ser respeitada”. Ela ressalta ainda que para ministrar aulas de ensino religioso é necessário que os docentes sejam licenciados em história, ciências sociais e filosofia.

A disciplina é facultativa e voltada para valorização da cidadania, ética e tolerância, além de valores universais presentes em todas as religiões.

Renata Ferrarezi