sexta-feira, 22/11/2013
Sociedade

Livro escrito por alunos sobre temas ligados à justiça é lançado em São Carlos

Terceira edição de projeto com Poder Judiciário realiza cerimônia de encerramento nesta sexta(22)

Nesta sexta-feira (22), será realizada em São Carlos a cerimônia de encerramento da terceira edição do projeto “Cidadania e Justiça também se aprendem na Escola”. Realizada entre a parceria da Diretoria Regional de Ensino local e o Poder Judiciário, a iniciativa beneficiou cerca de 3,6 mil estudantes do 5º e 6º anos do Ensino Fundamental da rede estadual.

As ações incluíram visitas e palestras, entre outras atividades. Na ocasião, será lançado o livro escrito pelos alunos durante o ano, com temas ligados à justiça.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Com idades entre nove e 11 anos, os estudantes participaram do projeto que tem como objetivo aproximar as crianças de instituições ligadas à Justiça, salientando a cidadania a partir do aprendizado da importância dos direitos e deveres de cada um na comunidade, da ética e da responsabilidade social.

Como complemento de suporte a iniciativa, os estudantes tiveram acesso a “Cartilha da Justiça”, elaborada para explicar em linguagem simples e em quadrinhos, as funções do Poder Judiciário e das instituições a ele relacionadas: Ministério Público, Defensoria Pública, Advocacia, Polícias Civil e Militar.

Semanalmente, juízes, promotores de justiça, defensores públicos, advogados, policiais civis e militares visitaram a partir de abril as escolas estaduais, abordando temas como os direitos e deveres dos cidadão e as funções de cada uma das instituições, dialogando com as crianças e permitindo-lhes aprofundar-se nas atividades exercidas por cada um e sua relação com a cidadania.

Última edição

Em 2012, o projeto contou com a participação de aproximadamente 3,6 mil crianças, resultando na publicação do livro “A Escola e a Justiça:  trilhando parcerias – Ano II”, com edição da Diretoria Regional de Ensino e lançado em novembro no salão do júri do fórum de São Carlos.