• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 26/03/2021
Notícia

Diretoria de Ensino de São Roque cria projeto que debate sentimentos por meio dos livros

Círculo do Livro é implementado pelos professores da sala de leitura na região

Analisar livros não pelo seu conteúdo técnico, mas por meio dos sentimentos que a leitura desperta é premissa do Círculo do Livro da Diretoria de Ensino (DE) de São Roque.

Criado e comandado pela bibliotecária Katia da Mata, que atua há 7 anos como analista sociocultural na DE, o Círculo do Livro prevê por meio de uma leitura guiada seguida de conversas e debates incentivar os participantes a falarem sobre qual foi a sensação despertada no ouvinte/leitor.

Todos os professores que atuam nas salas de leitura na região estão habilitados a implementar o programa.

“O projeto propicia a criação de rodas de diálogo com os estudantes, incentivando que os participantes expressem seus sentimentos suscitados pela leitura. Essa interação desconstrói o paradigma de que a leitura tem que ser algo solitário, oportunizando que todos os participantes percebam que não estão sozinhos. Esse processo catártico da literatura e da escuta ativa amplia os horizontes e trabalha o aspecto socioemocional, algo tão importante em um contexto de diminuição da mobilidade como o provocado pela pandemia”, afirmou Katia.

O trabalho foi feito inicialmente com os professores da sala de leitura para que eles possam aprender e levar técnica para os seus estudantes.

O professor de língua portuguesa e inglesa Amadeu Prestes de Melo Júnior atua na sala de Leitura da Escola Estadual Professora Maria de Oliveira Lellis Ito e pretende implementar o projeto por lá. “Como somos uma escola do Programa de Ensino Integral nós temos os clubes juvenis aqui, então pretendendo incentivar a criação de um clube de leitura. O projeto será bem interessante, pois possibilitará conhecer melhor os alunos que gostam de ler e contribuir para trazer quem ainda não gosta para universo da literatura”, explicou.