• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 18/12/2019
Boas Práticas

Diretoria de Ensino de São Vicente promove “Oscar” do cinema estudantil

Festa Curta Cinema Estudantil é promovida pela Diretoria de Ensino de São Vicente

Como virou tradição na Diretoria de Ensino de São Vicente, o fim do ano marca a premiação das melhores obras do Festival Curta Cinema Estudantil 2019 “Todos na Tela”, que chegou em sua terceira edição neste ano. A cerimônia de premiação aconteceu na última terça, dia 10 de dezembro.

Cerca de 70 jovens receberam certificados de participação no programa, que estimula a produção de obras audiovisuais, com equipamentos caseiros como celular ou câmera fotográfica não profissional, sob orientação dos professores. “Esse projeto tem o intuito de estimular o protagonismo dos alunos da rede pública e de aproximá-los de recursos audiovisuais”, afirma Marília Marcondes de Moraes Sarmento e Lima Torres, professora coordenadora do núcleo pedagógico de arte.

O regulamento não previa restrição de gênero cinematográfico e foram aceitas obras de ficção, animação, documentários ou híbridos nas categorias cineasta infantil e juvenil. As obras ganham exposição na própria diretoria, que também elabora um material complementar sobre como fazer um filme caseiro.

Foram cerca de 10 trabalhos inscritos, com temas que abordam de mudanças climáticas a suicídio. “Queríamos colocar um tema social na produção dos alunos, e a participação dos professores foi fundamental para tal”, conta a professora Elaine dos Santos.

O festival também segue a tradição das maiores premiações do cinema, como o Oscar e o Globo de Ouro, e premia os alunos por categorias como Melhor FIlme, Melhor Ator e Melhor Atriz. Um coral de 20 vozes e uma banda formada por alunos da rede também se apresentam durante a programação.

Veja aqui as obras participantes