quinta-feira, 09/09/2021
Notícia

Diretoria de Ensino de Suzano participa de Congresso Brasileiro de Alfabetização

Artigo da equipe de Sala de Leitura sobre diferentes modos de ler e interpretar o texto por meio de ferramentas digitais foi apresentado durante o evento

A Diretoria de Ensino (DE) de Suzano, por meio de sua equipe da Sala de Leitura, foi selecionada para participar, no último dia 20 agosto, do V Congresso Brasileiro de Alfabetização (Conbalf), evento referência no campo dos debates sobre alfabetização no Brasil, desenvolvido pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Florianópolis. O tema desta edição, ocorrida em formato digital, foi “Alfabetização: Políticas, Práticas e Resistências”.

As Professoras Coordenadoras do Núcleo Pedagógico (PCNPs) da Sala de Leitura da DE de Suzano, Idê Moraes dos Santos e Lilian Knoblok – autoras do texto – apresentaram o artigo intitulado “Ressignificando o espaço físico da sala de leitura – novas formas de ler e interpretar o texto escrito”, sobre como os professores, em tempos de pandemia, estão redefinindo as Salas de Leitura, expondo diferentes modos de ler e interpretar o texto em ferramentas digitais.

“Ter nossa equipe da Sala de Leitura da Diretoria envolvida num evento tão importante como o Conbalf é razão de muita alegria para nós. É o reflexo de um trabalho desenvolvido de forma compromissada com a comunidade, com os professores e que vem gerando resultados assertivos”, destaca a professora Mara Silvia Bioto, Dirigente Regional de Ensino. “O ensino presencial é insubstituível, mas vale destacar que a tecnologia é uma parceira essencial em todo processo educacional”, diz.

Na pandemia causada pelo coronavírus (Covid-19), as Salas de Leitura das escolas estaduais mantiveram-se desativadas para o empréstimo de livros, tendo sido utilizadas para outras finalidades, conforme Resolução SEDUC 11, de 26 de janeiro de 2021. Pensando nesta realidade e objetivando ampliar a atuação dos profissionais das Salas de Leitura, além de dar fluidez ao acesso dos estudantes aos materiais e aos conteúdos, a DE realizou formação continuada para que esses professores pudessem dar seguimento às atividades através de mídias e instrumentos digitais.

Entre as ferramentas utilizadas pelas Salas de Leitura das escolas de Suzano e Ferraz de Vasconcelos, municípios que compõem a DE, estão o próprio Centro de Mídias da Educação de SP, Canva, Facebook, Whatsapp, Google Meet, Google Forms, YouTube, Power Point, Google Classroom, padlet de acesso aos livros e o Kinemaster. O resultado da formação continuada feita pela DE chamou a atenção e será compartilhada com outras unidades de ensino da região por meio da I Mostra virtual das ações das Salas de Leitura, que deve acontecer até o mês de novembro deste ano.

“O professor tem conseguido vencer a barreira construída entre ele e o uso das mídias digitais, para ensinar e aprender com nossos estudantes, mesmo em tempos de distanciamento das salas de leitura, como ocorreu durante a pandemia”, encerra a PCNP Idê Moraes dos Santos.