quinta-feira, 08/06/2006

Diretoria de Ensino do interior a 1ª Conferência Regional de Educação Escolar Indígena

Evento marcou a realização de um fórum com as principais reivindicações a serem levadas para discussão na Conferência Estadual marcada para julho A diretoria de ensino da região de Itararé, […]

A diretoria de ensino da região de Itararé, no interior do Estado, realizou no último mês a 1ª Conferência Regional de Educação Escolar Indígena no auditório das Faculdades Integradas de Itararé com a proposta de divulgar a cultura indígena. A programação incluiu apresentações de danças, músicas, palestras e o levantamento de questões sobre a implantação das escolas indígenas em nossa região.

Fórum e palestras

A Conferência marcou ainda a realização de um fórum de debates para levantar as principais reivindicações a serem levadas para discussão na Conferência Estadual marcada para julho. As palestras foram comandadas pelos caciques Darã, da Aldeia Tekoaporã (município de Itaporanga), Milke, da Aldeia Pyhaú (município de Barão de Antonina), pelo delegado da Funai, Nilton Machado Bueno, pelo coordenador da Comissão Étnica Regional, Joaquim Roberto Lobo, e pelo sertanista e naturalista conhecido como Tio Lima, que mora em Itararé e conviveu durante 40 anos com as comunidades indígenas na Amazônia.

O próximo encontro

Participam da Conferência Estadual, em julho, representantes da diretoria de ensino de Itararé e representantes das aldeias indígenas que fazem parte da Comissão Étnica Regional. Atualmente a Aldeia Pyhaú, em Barão de Antonina, já conta com uma escola indígena para atender alunos de 1ª a 4ª séries.

Duas línguas

O ensino é bilíngüe: em português e na língua-mãe correspondente à comunidade indígena atendida. Além disso, a escola tem funcionamento próprio, e trabalha para a valorização plena das culturas dos povos indígenas e para a afirmação e manutenção de sua diversidade étnica. Com o novo aldeamento no município de Itaporanga, uma nova unidade escolar indígena será criada e atendida pela diretoria de ensino da região de Itararé.