terça-feira, 23/05/2006

Diretoria de Ensino do Interior estimula reflexão sobre a paz na escola e na comunidade

Atividade em São Joaquim da Barra surgiu depois da onda de violência que assustou todo o Estado A ameaça da violência nunca esteve tão perto, tão evidente, nunca foi tão […]

A ameaça da violência nunca esteve tão perto, tão evidente, nunca foi tão assustadora como na última semana. Momento de tristeza, principalmente para as famílias das vítimas dos atentados, mas também de reflexão. Na capital o número de ataques foi grande, mas o medo também foi sentido pelos moradores do interior do Estado.

Em São Joaquim da Barra, a Escola Estadual Edda Cardozo Marcussi, com 890 alunos, saiu na frente e decidiu que era a hora de promover um Momento de Reflexão sobre a Paz, nesta quarta-feira, dia 24, a partir das 7 horas da manhã, e que deve se repetir em breve. A iniciativa, que foi recomendada a outras escolas pela Diretoria de Ensino, partiu da estudante Naira Pereira, de 18 anos, aluna do 3º ano do ensino médio. Outro aluno, Michel Luis Leandro, de 16 anos, colega de classe de Naira, logo fez questão de ajudar na organização.

Como será

“Nosso trabalho vai começar com a conscientização dentro da escola. Em seguida vamos percorrer as ruas do bairro nos períodos da manhã e da tarde. À noite ficaremos apenas dentro da unidade escolar”, conta Michel. Na programação, tudo o que lembra a paz será usado como instrumento de sensibilização: roupas e rosas brancas, músicas como Imagine, de John Lennon, cartazes e panfletos com palavras positivas farão parte do dia dedicado ao Momento de Reflexão sobre a Paz.

Semente

A idéia de se mobilizar contra a violência logo tomou conta da turma. “O movimento que irá acontecer na escola junto com a comunidade é muito interessante porque partiu dos próprios estudantes. A iniciativa maior foi dos alunos da 3ª série do ensino médio, e eles estão de parabéns por promover um dia em que todos irão refletir sobre a paz,” opina a aluna Mathilde Aparecida Ferreira, do segundo ano.

A união de forças é total entre os alunos para deixar tudo pronto. “Fiquei muito feliz por estar participando. Nossa escola foi a primeira a pensar no assunto de forma inteligente e racional”, comemora Luan Ferreira Rodrigues, do segundo ano do ensino médio.

Corrente do bem

Mais do que a excitação pela quebra da rotina escolar, o que se vê é entusiasmo de verdade entre os alunos “Para mim, como cidadã, um movimento desse realizado pela escola onde estudo é de grande importância, um ato de responsabilidade a favor da paz. Quem sabe assim as pessoas deixam a violência de lado e começam a pensar na paz tão desejada”, pede a estudante Fabiana da Silva Mendes, do primeiro ano do ensino médio.

Viviane Menezes, do primeiro ano do ensino médio, também mostra que não se trata apenas de um trabalho escolar, mas sim, de um exercício de cidadania. “Com essa iniciativa a população estará mostrando que ainda tem esperança em ver a cidade que mora em paz.”

Alunos e escola dando exemplo

Outro depoimento que impressiona pela consciência foi dado pela aluna Cristina Lemes, também do primeiro ano do ensino médio. “A iniciativa dos meus colegas foi ótima, pois a escola é o inicio de tudo, aqui somos instruídos para a vida. Se quisermos viver em um mundo melhor, devemos cultivar a paz para que sejamos pessoas do bem. Nunca do mal”, disse.

Orgulho

É claro que por trás de grandes alunos, existem grandes diretoras. Ou, pelo menos, educadoras apaixonadas pelo que fazem. É o caso de Lamia Jorge Saadi. Mas ela prefere dizer que o mérito é deles. “Todos os alunos procuram ajudar a escola, localizada em um bairro carente e também um dos mais populosos da cidade. Qualquer movimento idealizado por nós, da direção, sempre conta com o apoio deles”, comemora.

Como ela consegue tanto apoio? Colocando em prática os princípios de uma escola crítica e democrática. “Só assim é possível das aos alunos a oportunidade de se expressar e poder construir um mundo com paz e igualdade”, explica.

O talento dos alunos com as palavras, e a noção que eles têm de assuntos como cidadania e solidariedade são apontados como os grandes diferenciais da Escola Estadual Edda Cardozo Marcussi. Prova disso é o blog da escola (espécie de diário virtual) criado pelo aluno Michel Luis Leandro. Bastam apenas alguns trechos do texto sobre a paz que será lido nesta quarta-feira, dia 24, escrito por Michel, para percebermos o quanto a escola influencia decisivamente na formação de seres humanos conscientes.

A seguir, alguns trechos do texto publicado no www.eddamarcussi.blogspot.com :

“O Elo da Corrente do bem só existirá em prol da PAZ se todos nós estivermos cientes de que a mudança começa de si e do eu. Não importará a fé que acreditamos nem em quem colocamos como valor em nossas vidas, pois o que tem que mudar sou eu, é você!”

(…)

“Somente com o amor nosso elo da paz sobreviverá intacto e imbatível, nossa imagem brilhará ao sol, a energia viva da natureza.

Seremos racionais, seremos morais, seremos heróis, seremos a vida de Deus, seremos a verdadeira paz.

Refletir e plantar o amor, eis aí o segredo para um passo alto em prol do elo PAZ UNIVERSAL!

Nem tudo está acabado ou no fim, eis agora o começo, a MUDANÇA!

Pedimos PAZ!

Pedimos AMOR!

Pedimos Ação!

Você deve ser o elo, busque sempre a consciência, use a inteligência.

Paz, como dizem, é a gente quem faz!”

Momento de Reflexão sobre a Paz

Data: 24.05.2006

Horário: a partir das 7 horas da manhã

Local: Escola Estadual Edda Cardozo Marcussi – Rua Joaquim Candido Paula nº 500 – São Joaquim da Barra – SP, e depois, ruas do bairro João Paulo II