quinta-feira, 20/09/2012
Imprensa

Diretoria de Ensino Leste 3 recebe até amanhã vídeos produzidos por alunos para festival de cinema

A zona leste é o tema a ser abordado pelos estudantes neste ano Os alunos da rede estadual interessados em participar da 3ª edição do Festival de Cinema da Diretoria […]

A zona leste é o tema a ser abordado pelos estudantes neste ano

Os alunos da rede estadual interessados em participar da 3ª edição do Festival de Cinema da Diretoria Regional de Ensino Leste 3  têm até amanhã, 21 de setembro, para enviar à instituição os vídeos. Os filmes devem ter como tema “Zona leste: presente, passado e futuro”. Os materiais podem ser produzidos por estudantes que cursem a partir do 5º ano do Ensino Fundamental em escolas da região abrangida pela Diretoria de Ensino Leste 3. O festival será realizado em outubro.

Os alunos devem entregar os trabalhos produzidos à direção das escolas em que estudam para que as equipes gestoras encaminhem o material à diretoria de ensino.

Para a dirigente de ensino da região Leste 3, Maria Helena Tambellini Faustino, o festival é uma ótima oportunidade para os estudantes expressarem sua opinião sobre o bairro onde vivem. “Itaquera vai sediar a abertura da Copa do Mundo em 2014. É um grande passo para a região. É importante que os alunos conheçam e, principalmente, demonstrem o que bairro pode oferecer”, avalia a educadora.

As categorias dos vídeos, que devem ter duração de no máximo um minuto, são divididas em animação e curta-metragem. Em ambas, os materiais produzidos e selecionados na unidade escolar para envio ao núcleo pedagógico da diretoria têm de contemplar a expressão em língua portuguesa e em língua estrangeira, podendo ser inglês, espanhol, francês, alemão, italiano e japonês (idiomas ensinados no CEL da Escola Estadual Fadlo Haidar, localizada na região).

As produções podem ser feitas utilizando qualquer dispositivo que permita a criação de obras audiovisuais digitais. Todos os alunos que enviarem filmes receberão certificado e terão os trabalhos publicados no site da Diretoria de Ensino Leste 3 e no YouTube. O Festival de Cinema premiará os participantes com troféus e medalhas.

Sobre o festival

O tema “Zona leste: presente, passado e futuro” tem como foco a despertar entre os alunos o interesse pelo local em que residem. Segundo a docente Ligia Mara, da Escola Estadual Silvana Evangelista, que teve participantes vencedores nas duas edições anteriores, o enfoque deste ano incentivará não somente a criatividade, mas também levará os estudantes a explorar histórias que eles não conheciam. “A cada ano que passa, a maturidade adquirida pelos nossos alunos é representada nos vídeos produzidos por eles”, comenta a professora de química e ciências, que auxilia os alunos na produção dos filmes.

Em 2011, o tema do festival foi “Diversidade e Inclusão”, cuja dimensão contemplou diferentes aspectos da diversidade cultural, étnico-racial, religiosa, biológica, física e psíquica. Na segunda edição do projeto, mais de 40 vídeos foram produzidos por alunos de 19 escolas da Diretoria Regional de Ensino Leste 3.

Em 2010, o festival privilegiou a temática socioambiental e a criatividade, buscando premiar os trabalhos que apostaram na conscientização para o cuidado com o meio ambiente.