quarta-feira, 30/05/2012
Imprensa

Diretoria de Ensino Leste 3 recebe vídeos feitos por alunos para festival de cinema

A zona leste é o tema a ser abordado pelos alunos neste ano A Diretoria Regional de Ensino Leste 3  começa a receber na sexta-feira, 1º de junho, os vídeos […]

A zona leste é o tema a ser abordado pelos alunos neste ano

A Diretoria Regional de Ensino Leste 3  começa a receber na sexta-feira, 1º de junho, os vídeos produzidos pelos alunos das escolas estaduais da região que participarão da terceira edição do Festival de Cinema, que acontece em outubro. O tema a ser seguido pelos estudantes para elaboração dos trabalhos é “Zona leste: presente, passado e futuro”. Os materiais podem ser produzidos por alunos a partir do 5º ano do Ensino Fundamental e devem ser entregues até a data do evento.

Para a dirigente regional de ensino, Maria Helena Tambellini Faustino, o festival é uma ótima oportunidade para os alunos expressarem sua opinião sobre o bairro onde vivem. “Itaquera irá sediar a abertura da Copa do Mundo em 2014. É um grande passo para a região. É importante que os alunos conheçam e, principalmente, demonstrem o que bairro pode oferecer”, diz.

As categorias dos vídeos, que devem ter duração de no máximo um minuto, são divididas em animação e curta-metragem. Em ambas, os materiais produzidos e selecionados na unidade escolar para envio ao Núcleo Pedagógico da diretoria têm que, em seu conteúdo, contemplar a expressão em língua materna e em língua estrangeira, podendo ser inglês, espanhol, francês, alemão, italiano e japonês (idiomas ensinados no CEL da Escola Estadual Fadlo Haidar).

As produções podem ser feitas utilizando qualquer dispositivo que permita a criação de obras audiovisuais digitais. Todos os alunos que enviarem filmes receberão certificado e terão os trabalhos publicados no site da DE Leste 3, no canal do YouTube e no perfil do Facebook da Diretoria de Ensino. O Festival de Cinema premiará os participantes com troféus e medalhas.

Sobre o festival

Na edição de 2012, o tema “Zona leste: presente, passado e futuro” tem como foco a pesquisa do aluno para que seja despertado o interesse com o bairro no qual reside. Segundo a professora Ligia Mara, da Escola Estadual Silvana Evangelista que teve participantes vencedores nas últimas duas edições, o enfoque deste ano incentivará não só a criatividade, mas também levará os estudantes a explorar histórias que eles não conheciam. “A cada ano que passa, a maturidade adquirida pelos nossos alunos é representada nos vídeos produzidos por eles”, comenta a professora de Química e Ciências, que auxilia sempre os alunos na produção dos vídeos.

Em 2011, o tema do festival foi “Diversidade e Inclusão”, cuja dimensão contemplou diferentes aspectos da diversidade cultural, étnico-racial, religiosa, biológica, física e psíquica. Na segunda edição do projeto, mais de 40 vídeos foram produzidos por alunos de 19 escolas da Diretoria Regional de Ensino Leste 3.

Em 2010, o festival privilegiou a temática sócio-ambiental e a criatividade, buscando premiar os trabalhos que apostaram na conscientização para o cuidado com o meio ambiente.