segunda-feira, 19/09/2005

Diretoria de Santos realiza I Mostra Regional por uma Escola Acolhedora e Inclusiva

Professores da rede estadual de ensino dos municípios de Santos, Guarujá, Bertioga e Cubatão participaram nesta manhã, no auditório da Diretoria de Ensino de Santos, da fase regional da Mostra […]

Professores da rede estadual de ensino dos municípios de Santos, Guarujá, Bertioga e Cubatão participaram nesta manhã, no auditório da Diretoria de Ensino de Santos, da fase regional da Mostra por uma Escola Acolhedora e Inclusiva. O objetivo é apresentar o trabalho das escolas estaduais que oferecem Educação Especial, trocar experiências e discutir sobre a formação do professor. O Coral de Libras, composto por alunos portadores de necessidades especiais da EE Marechal do Ar Eduardo Gomes, de Guarujá, realizou a abertura do evento.

Além de materiais em exposição, a mostra contou com uma palestra sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras), proferida pelo voluntário do Programa Escola da Família, Teotônio Caldeira Brant Filho. De forma interativa, o palestrante estimulou o diálogo entre estudantes e professores na linguagem de sinais.

Teotônio é intérprete de libras e está se especializando cada vez mais no assunto. Segundo ele, a vontade de aprender a linguagem surgiu há cinco anos. “Senti um vazio dentro do peito. Precisava fazer algo que me preenchesse. Um dia, dentro da igreja, avistei um grupo de jovens com deficiência auditiva conversando por meio da linguagem de sinais. De repente, percebi que essa seria a minha vocação. É um trabalho muito gratificante”, acrescenta.

O curso de libras ministrado por Teotônio é oferecido nas Escolas Estaduais José Cavariani, Waldemar Rigotto, Arthur de Campos, Milton Borges e Emídio José Pinheiro, todas localizadas em Guarujá, durante as atividades do Escola da Família. Cerca de 40 alunos participam do curso aos finais de semana.

A Mostra Estadual, que envolverá todas as Diretorias de Ensino do Estado, acontecerá nos próximos dias 22 e 23, no Centro de Apoio Pedagógico Especializado (CAPE), em São Paulo.

Renata Ferrarezi