quarta-feira, 13/11/2019
Boas Práticas

Diretoria de São Carlos lança Programa de Alfabetização Ambiental

Iniciativa é uma parceria com o município e levará temas sobre a preservação do meio-ambiente para a sala de aula

A Diretoria de Ensino Região São Carlos lançou na última semana um projeto que tem como principal meta levar conteúdos sobre preservação do meio-ambiente, práticas sustentáveis e conservação das regiões verdes na cidade. Chamado de “Conhecer para Conservar”, a iniciativa é uma parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia.

O projeto contempla habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Currículo Paulista e tem como principal ação o plantio de uma área numa região da cidade, junto com vários conteúdos passados em sala de aula. “Um dos principais temas do futuro e do presente é a preservação do meio-ambiente, e ter uma ação proativa sobre esse tema começa na escola. Ações como essa da diretoria de São Carlos são fundamentais para a escola e estão previstas no Currículo que aprovamos neste ano”, pondera o secretário executivo Haroldo Rocha.

A ideia é que os estudantes se tornem indivíduos capazes de atuar no meio em que vivem de maneira consciente, conservando o ambiente em seu entorno, transformando a realidade e dirimindo os impactos causados pela ação humana nas escalas local, regional, nacional e global. “A Educação tem como principal missão formar pessoas com espírito crítico, que cuidem de si e do planeta”, pontua Débora Garofalo, da Educação.

A inauguração do projeto em São Carlos teve a presença de várias autoridades, como a Prof.ª Dr.ª Wanda Aparecida Machado Hoffmann, Reitora da UFSCAR; o Prof Dr. José Galizia Tundisi,  da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação, entre outras autoridades.