quarta-feira, 04/09/2019
Mastrangelo Reino//MáquinaCW
Boas Práticas

Diretoria de São Carlos lidera inscritos no EducaSP

Mais de 1.500 jovens da região estarão nos cursos da USP, ao todo serão 17.064 participantes

São Carlos é a diretoria de ensino com mais inscritos no programa EducaSP, destinado a jovens da escolas públicas que queiram vivenciar a graduação. A região teve 1.563 inscritos, liderando o ranking entre as 91 diretorias de ensino de São Paulo, com 8,45% do total de participantes. Ao todo, o EducaSP teve 17.064 inscritos.

Dentre as diretorias com mais participantes, estão em destaque a de São José do Rio Preto, com 497 jovens, a de São Bernardo do Campo, com 392 estudantes e a de Taquaritinga, com 375 jovens. 10 diretorias bateram a marca de mais de 300 inscritos no programa.

Os cursos do EducaSP começam na última semana de setembro na Cidade Universitária da USP e têm 40 horas de duração. São duas horas diárias de atividade, sempre nos dias da semana e em contraturno escolar. Além do Educa SP, os estudantes da rede estadual também participaram, no primeiro semestre, da CuCO, a competição de conhecimentos da USP.

O Educa SP tem como principal intuito dar a oportunidade de vivência da graduação para estudantes da rede pública. “É como fosse um ‘Corujão da Educação’, porque ele vai ocupar os horários disponíveis nas salas de aula de universidades, garantindo com isso melhor qualidade de ensino e principalmente uma motivação adicional para os alunos da rede”, explica o secretário Rossieli Soares.

Essa é a terceira edição do programa, que cresce a cada ano. “A contribuição dos colaboradores foi essencial para que atingíssemos elevado número de escolas em 93% das cidades do Estado de São Paulo”, comemora o idealizador do projeto e vice-reitor da Universidade, Antonio Carlos Hernandes. “Trabalhamos para aproximar a Universidade das escolas públicas e, ao mesmo tempo, melhorando a autoestima dos alunos, dos professores e dos envolvidos com o ensino na rede pública”. Em 2019, o programa teve recorde de inscritos, atingindo 139 mil estudantes.