• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 25/02/2016
Pais e Alunos

Diretoria promove a 8ª edição do “Oscar de Itaquaquecetuba”

As inscrições vão até 29 de fevereiro

O “Oscar de Itaquaquecetuba” já é tradicional e esperado pela comunidade escolar. Esse ano chega a 8ª edição, envolvendo as 41 escolas estaduais da região. A novidade deste ano, é que os estudantes receberão oficinas de curtas-metragens de profissionais da área e ex-alunos participantes de edições anteriores. As escolas interessadas devem se inscrever até segunda-feira (29). O regulamento sairá até o dia 12 de março. Clique aqui para fazer a inscrição. 

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Este ano, o Oscar de Itaquaquecetuba será dividido em três modalidades:

Curtas-metragens: poderá participar alunos do Ensino Médio apresentando drama, terror, comédia e romance.

Animação: estudantes dos anos finais poderão apresentar técnicas de desenho, stop motion, 3D ou mesclar as técnicas.

Videoclipe: alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio podem apresentar o videoclipe com músicas e letras de composições próprias. Outra novidade para esta edição é que após a posse dos grêmios, um aluno será empossado como secretário cultural que ficará responsável por mediar o a produção.

Ao final da produção dos vídeos, as escolas devem entrega-los entre os dias 27 e 29 de junho na Diretoria. O primeiro dia de premiação acontecerá no dia 19 de outubro no Cemforpe de Mogi das Cruzes. O segundo dia ainda não tem data definida.

O objetivo do projeto é estimular a criação de filmes e produções cinematográficas pelos estudantes em parceria com a comunidade, pais e professores e com toda a equipe escolar. A pré-produção e a produção foram realizadas a partir do acervo de vídeos e CDs distribuído pela Educação, que inclui também orientações técnicas e workshops. Com uma câmera ou celular na mão, os estudantes ficaram livres para colocar a imaginação para funcionar. A tarefa de julgar os melhores trabalhos caberá a uma comissão formada por cineastas, atrizes, músicos e roteiristas.

Cinema Vai à Escola

Pensando em deixar as aulas cada vez mais atrativas, a Educação oferece aos alunos o projeto Cinema vai à Escola, que consiste em exibir filmes nas unidades da rede estadual, levando mais entretenimento e informação aos alunos. As sessões acontecem conforme a necessidade dos professores de complementar a matéria que lecionam.