quarta-feira, 26/09/2012
Imprensa

Diretoria Regional de Ensino de Americana realiza amanhã 1º Simpósio de Educação Ambiental

Evento terá a participação de 150 professores, que foram selecionados como interlocutores das escolas estaduais locais, além de convidados de órgãos ambientais da região O objetivo é elaborar um plano […]

O objetivo é elaborar um plano de ações para educação ambiental que deve beneficiar os 41 mil alunos da rede estadual na região

A Diretoria Regional de Ensino de Americana realiza amanhã (27/09), das 8h às 17h, o 1º Simpósio de Educação Ambiental. O evento, que será sediado no campus Maria Auxiliadora do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal) de Americana, é voltado a 150 professores que atuam nas 77 escolas estaduais da região e foram selecionados como interlocutores de educação ambiental pelo corpo docente das instituições em que lecionam.

A expectativa é que o simpósio tenha a participação de mais de 200 pessoas, já que, além dos docentes, também foram convidados membros do Consórcio Intermunicipal das Bacias Hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ) e representantes dos conselhos municipais de Defesa do Meio Ambiente (Condemas) de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste.

O objetivo é que a partir dos conhecimentos adquiridos durante o simpósio, os professores participantes repassem o conteúdo para os demais docentes da rede para que os educadores intensifiquem as atividades pedagógicas sobre meio ambiente em sala de aula com os 41 mil alunos da rede estadual na região. “A partir desse evento, a diretoria regional de ensino desenvolverá um plano de ações, que será transmitido a todas as escolas estaduais da região. Os focos principais serão tornar a instituição de ensino um espaço cada vez mais sustentável e fazer com que a educação ambiental seja inserida na rotina dos nossos estudantes”, afirmou a dirigente regional de ensino de Americana, professora Claudicir Brazilino Picolo.

Durante o 1º Simpósio de Educação Ambiental haverá palestras de secretários de meio ambiente das cidades de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste, de doutores da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) e mesas-redondas. O campus Maria Auxiliadora da Unisal de Americana fica na avenida de Cillo, 3.500, no Parque Universitário.

Formação

Com o objetivo de aprimorar a educação ambiental na rede estadual, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo tem desenvolvido cursos de formação sobre o tema.

Atualmente, 758 educadores da rede estadual de todas as 91 diretorias regionais de ensino participam do curso “Comunidade Educadora Sustentável – Educação ambiental na escola e mudanças socioambientais globais”, por meio da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza” (Efap). O curso, que teve início em agosto, oferece subsídios teóricos e práticos para os professores participantes. Até dezembro, serão 143 horas de aulas, sendo 133 horas a distância e 10 horas presenciais.

Em seis módulos serão tratados temas relacionados às mudanças socioambientais globais, como produção e consumo, biodiversidade e água, e serão feitos mapeamento, diagnóstico e planejamento para uma intervenção educadora socioambientalista.