quarta-feira, 11/08/2004

Diretorias de Ensino celebram o Programa Escola da Família

Agosto mal começou e os eventos de comemoração do primeiro aniversário do Programa Escola da Família estão a todo vapor. O segundo final de semana do mês teve festa em […]

Agosto mal começou e os eventos de comemoração do primeiro aniversário do Programa Escola da Família estão a todo vapor. O segundo final de semana do mês teve festa em diferentes regiões do Estado, como Guaratinguetá, Pirassununga, Ribeirão Preto e Tupã. As quatro Diretorias de Ensino receberam representantes da Coordenação Geral em festividades que marcaram a data.

Em Tupã, a Rua Piratinis foi palco para que 36 escolas realizassem suas apresentações e montassem uma exposição de peças e objetos criados em oficinas do Programa. O Dirigente de Ensino, Prof º José Maris, abriu o evento, dando início às atividades que incluíram fanfarra, danças, canto, desfile de moda, ginástica olímpica, teatro, kung fu, malabarismo, dança do ventre, coral, samurai, entre outros. Durante todo o sábado, dia 7, cerca de 1.500 pessoas apreciaram trabalhos de biscuit, pintura, artesanato e crochê. Como prestação de serviços para a população foram concedidos RGs e realizadas medições de pressão, por uma equipe de enfermagem, nos presentes. Um dos destaques do dia foi a fanfarra da EE Joaquim Abarca, uma das únicas no Estado formada por uma banda feminina. A Diretoria de Ensino continua com a programação de aniversário e prepara, inclusive, algumas surpresas até o final do mês.

Em Ribeirão Preto, a alegria foi característica marcante na festa de aniversário realizada também no dia 7. A fanfarra da EE Dr. João Palma Guião, composta pela Banda Marcial Fênix, ficou responsável pela abertura. Quarenta e quatro unidades escolares participaram apresentando, na Esplanada do Teatro Pedro II, no centro da cidade, programações que incluíram capoeira, dança country, karatê, desfile, declamação de poesia, grupos de hip hop, rock e pagode, coral, danças de rua e de salão, xadrez, dama, tênis de mesa, etc. Um setor para exposições de trabalhos foi criado e 21 escolas participaram. A Prof ª Gertrudes Aparecida Ferreira, Dirigente Regional, enfatizou a importância que o Programa teve para a região. Um bolo de quatro metros, feito nas Padarias Artesanais, foi distribuído entre os presentes logo depois do “parabéns”, dando um gostinho especial à festa.

A Diretoria de Ensino de Pirassununga reuniu 12 unidades escolares na EE Maria Joaquina de Arruda. As salas, quadras, cozinha e a praça ficaram repletas de gente e de atividades. Alguns grupos de dança e música se apresentaram, houve exibição de filme, campeonatos e torneios esportivos. Oficina criativa, de culinária e corte de cabelo enriqueceram a festa, que teve cerca de três mil presentes ao longo do dia. A Dirigente, Neide Pinheiro, esteve presente ao evento e comemorou com parceiros, voluntários e participantes o grande dia. Entre os destaques estava a Trupe Circulante, parceiros do Programa, e responsáveis pela apresentação teatral.

Roseira e Aparecida do Norte foram os dois municípios escolhidos pela DE de Guaratinguetá para celebrar, simbolicamente, o aniversário do Programa. As festas se prolongaram durante todo o dia 7 e reuniram mais de duas mil pessoas. Em Roseira, o evento aconteceu na Praça Santana, onde houve hasteamento da bandeira e execução do Hino Nacional. Foi feita ainda uma homenagem aos voluntários e a apresentação da fanfarra da cidade. Exposição de trabalhos desenvolvidos nas oficinas do Programa, atividades recreativas, apresentação de dança, demonstração de skate e aferição de pressão foram algumas das atividades oferecidas à população. Em Aparecida do Norte, a festa enfocou os quatro eixos: Cultura, Esporte, Saúde e Qualificação para o Trabalho. A abertura foi feita pelo Dirigente Regional de Ensino, Prof º Eduardo Ferreira de Castro, às 13 horas, na Praça Padre Vítor Coelho de Almeida. Entre as autoridades presentes, estava a Secretária Municipal de Educação, Prof ª Therezinha Amaral Rocha de Moraes, e o Presidente da Câmara Municipal, Sr. João Luiz Mota. Uma das atrações do dia foi o Grupo de Capoeira do Mestre Ferrugem, que atua como voluntário em quatro escolas da região.

Ana Paula Teixeira