quarta-feira, 05/09/2012
Imprensa

Diretorias de ensino de Guarulhos promoverão eventos em comemoração ao Dia da Independência

Escolas estaduais da região apresentarão desfiles, peças teatrais, oficinas, fanfarras, entre outras atividades, no decorrer da semana As escolas estaduais das diretorias regionais de ensino Guarulhos Norte e Sul, farão […]

As escolas estaduais das diretorias regionais de ensino Guarulhos Norte e Sul, farão caminhadas, apresentações de trabalhos, teatros, fanfarras, entre outras ações em comemoração aos 190 anos da Independência do Brasil. O objetivo é aprofundar o conhecimento dos alunos sobre o tema.

Amanhã (06/09), a partir das 9h, doze unidades da Diretoria Regional de Ensino Guarulhos Norte promoverão a “Caminhada pela Pátria”. Alunos da Escola Estadual Professora Salime Mudeh e de outras seis unidades farão uma passeata pelo bairro Jardim São João, tendo a escola como ponto de partida e de chegada. Um outro grupo de cinco unidades desfilará pelas ruas de seus bairros. Toda ação deverá mobilizar em torno de 5.000 alunos.

“Essas atitudes visam desenvolver o respeito aos direitos e deveres e contribuir com a formação de cidadãos críticos frente aos fatos históricos. A aprendizagem dos alunos, contextualizada nessa ação, é contemplada em sua plenitude”, explica a dirigente regional de ensino da Guarulhos Norte, Maria Inez Molinari Sofia.

Nas escolas da Diretoria Regional de Ensino Guarulhos Sul, o tema também será desenvolvido com os alunos por meio de desfiles e outras apresentações diversificadas. “O mês de setembro representa para nossas escolas um momento ímpar para, além de festejar os 190 anos da independência, analisar criticamente todo o processo de construção da sociedade brasileira, possibilitando ao aluno o desenvolvimento da própria identidade pela análise de acontecimentos históricos”, define a dirigente regional de ensino da Guarulhos Sul, Maria Aparecida do Nascimento Barretos.