terça-feira, 30/09/2003

Diretorias de Ensino de Santos e Registro se destacam na fase pólo dos Festivais de Música e Dança

A fase reuniu alunos das Diretorias de Ensino de Santos, São Vicente, Registro e Miracatu. Os vencedores participarão da final estadual A Escola Estadual Prefeito Domingos de Souza, localizada em Guarujá, […]

A Escola Estadual Prefeito Domingos de Souza, localizada em Guarujá, representará a Baixada Santista na final estadual do Festival de Música, título conquistado ontem, após acirrada disputa, no Centro Cultural Raul Cortez, em Mongaguá. Da mesma forma, os municípios de Sete Barras e Santana, por meio das escolas Presidente Vargas e Professora Maria Santana Almeida, estarão representando o Vale do Ribeira na última etapa do Festival de Dança, concorrendo nas categorias infantil (1ª a 4ª) e juvenil (5ª a 8ª) respectivamente.

Os vencedores dessa fase participarão da fase estadual, ainda sem data definida. O objetivo dos festivais é dar visibilidade ao trabalho das diferentes escolas do Estado de São Paulo, e principalmente incentivar a escola a perceber a consistência de sua proposta pedagógica, os resultados do trabalho da equipe escolar e a evolução do processo de aprendizagem de seus alunos.

No festival de música concorre apenas a categoria juvenil. Cada diretoria de ensino participou com um grupo selecionado na fase regional. A banda gospel Filhos de Cristo, da EE Domingos de Souza, venceu com a canção Eu navegarei. Criatividade, originalidade, harmonia, arranjo, composição (música), interpretação e afinação foram alguns dos quesitos levados em consideração pelos jurados para avaliação dos alunos.

Já o festival de dança foi dividido em duas categorias: infantil e juvenil. A Diretoria de Ensino de Registro sagrou-se campeã em ambas. O tempo máximo de duração de cada apresentação deveria ser de 15 minutos. Trabalhos originais e modalidades diferenciadas marcaram o festival. O tango apresentado pelas crianças da EE Presidente Vargas, vencedora na categoria infantil, foi um espetáculo belíssimo, que emocionou a platéia pela criatividade, coreografia, interpretação, figurino e produção.

As bandas filarmônicas e fanfarras não estão contempladas nesse festival, tendo em vista que até o fim do ano eles terão seu próprio evento. Os corais também serão prestigiados no mês de dezembro.

Renata Ferrarezi