sexta-feira, 11/11/2016
Gestão Democrática

Diretorias de Ensino discutem questões referentes ao Saresp na Educação

Ação faz parte da etapa “Diagnóstico” do Projeto Gestão Democrática

A Secretaria de Estado da Educação segue discutindo com toda a comunidade escolar o aperfeiçoamento das leis que regem os Grêmios Estudantis, os Conselhos de Escola e as Associações de Pais e Mestres. Na última quarta-feira (9), estiveram no prédio Caetano de Campos membros das Diretorias de Ensino de Bragança Paulista, Itaquaquecetuba, Caieiras, São José dos Campos, Jundiaí, Sorocaba, Guarulhos Sul, Centro Sul e Leste 5.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

No encontro foram discutidas ações referentes ao Saresp, que neste ano será aplicado nos dias 29 e 30 de novembro em todo o Estado. Coordenador do projeto de Gestão Democrática da Educação, Wilson Levy, esteve à frente da reunião.

Mais sobre o projeto de Gestão Democrática

Dentro do projeto Gestão Democrática, serão realizados encontros locais, regionais e estadual para a elaboração de um novo projeto de lei. As próprias escolas foram as escolhidas para dar o pontapé inicial nas discussões sobre o tema, por meio dos encontros locais. Equipes gestoras terão um prazo para promover debates com representantes da comunidade escolar e identificar as ações que já fazem parte da rotina. Na sequência, será a vez das 91 Diretorias de Ensino organizarem os encontros regionais.

A Secretaria prepara para 2017 um encontro ainda maior com a participação de representantes do Conselho Estadual de Educação, União Brasileira dos Estudantes, sindicato dos professores, universidades públicas e outros atores importantes para a construção das diretrizes. É, portanto, a partir dessas contribuições e de uma consulta pública aberta em todos os municípios paulistas, que o projeto de lei será elaborado.

O plano apresentado prevê ainda a formação completa e articulada de professores, supervisores de ensino e equipes com ajuda da EFAP (Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores). A ideia é que o documento seja orientador no planejamento e projeto pedagógico das escolas. Além disso, serão definidos indicadores e instrumentos de monitoramento e avaliação da gestão democrática.