• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 14/07/2005
Últimas Notícias

Diretorias de Ensino do Pólo 3 realizam capacitação do Game Superação Jovem

As Diretorias de Ensino de Assis, Tupã, Ourinhos, Mirante do Paranapanema, Adamantina, Presidente Prudente e Santo Anastácio realizaram, no último dia 11, uma capacitação do Game Superação Jovem, no município […]

As Diretorias de Ensino de Assis, Tupã, Ourinhos, Mirante do Paranapanema, Adamantina, Presidente Prudente e Santo Anastácio realizaram, no último dia 11, uma capacitação do Game Superação Jovem, no município de Tupã. Essas Diretorias de Ensino compõem o Pólo 3, do total de 11 Pólos, sendo 9 da Coordenadoria de Ensino do Interior (CEI) e 2 da Coordenadoria de Ensino da Grande São Paulo (COGSP).

Em 2003, o Game Superação Jovem foi implantado ao Programa Escola da Família em parceria com o Instituto Ayrton Senna. O projeto tem como princípio básico ter os jovens como parceiros do processo de desenvolvimento de suas comunidades. Assim, diretores, educadores e jovens de escolas públicas ou outros espaços educativos são capacitados para ver, pensar, sentir e agir em relação à juventude desse novo modo. A partir disso, os jovens são convidados a propor e implementar soluções concretas para melhorar sua educação, escola e comunidade.

 

 

 

 

 

O Game é trabalhado junto aos jovens de 13 a 18 anos e contribui na elevação do índice de desenvolvimento humano para que eles aprendam a ser autônomos e solidários. O programa procura desenvolver nos jovens competências e potenciais. Na Ação Pessoal, os jovens conhecem a si mesmos, desenvolvem sua identidade e seu projeto de vida. Na Ação Relacional, os jovens conhecem o outro e a sociedade onde vivem. Na Ação Cognitiva, os jovens deparam-se com um dos maiores desafios do século XXI: o conhecimento. Na Ação Produtivas, finalmente a realização de seus projetos de modo autônomo e solidário, traz para os jovens uma série de aprendizados sobre sua capacidade empreendedora, preparando-os para o mundo do trabalho.

Eduardo Santos