terça-feira, 16/06/2020
Boas Práticas

Disciplina eletiva em escola de Assis incentiva alunos a escreverem história de ficção por meio de rede social

Inspirada em séries policiais e contos de suspense como os da Agatha Christie, a eletiva na Escola Professor Ernani Rodrigues ajuda a manter interação durante o período de distanciamento social

Os alunos da Escola Estadual Professor Ernani Rodrigues, em Assis, se reuniram em um grupo de Whatsapp para participar da disciplina eletiva chamada de Ernani Forense. Nesta aula, 32 alunos do 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio escrevem juntos um conto de ficção e suspense. O título provisório da história é “Onde está Tiradentes?”, e deve ser concluída ainda neste semestre.

Inspirada em séries policiais e contos de suspense como os da Agatha Christie, o objetivo da eletiva é desenvolver a escrita dos alunos e também manter a interação de todos durante esse período de distanciamento social.

Para o desenvolvimento do mistério cada aluno faz a sua contribuição seguindo as diretrizes da metodologia de investigação científica como pista, pegadas, digitais, manchas de sangue, entre outros.

Assim que concluída, a história será publicada na página oficial do Facebook da escola e também há intenção de transformá-la em um jogo. A eletiva por ser uma aula interdisciplinar, envolve os professores das áreas de sociologia, biologia e língua portuguesa.

“Manter a atenção e o envolvimento dos alunos foi um desafio, mas aos poucos todos foram se envolvendo com a história”, relatou o professor Alessandro Pereira, que criou a aula eletiva ao lado dos professores Lucimar Benetati e Claudinei Camolesi.