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terça-feira, 28/01/2020
Boas Práticas

Diversidade é tema de livro comunitário em Escola de Suzano

Iniciativa começou em 2011 e abordou temas como diversidade e racismo nos anos anteriores

Em 2011, dois professores queriam reunir as principais obras dos alunos da Escola Estadual Alfredo Roberto, em Suzano, na forma de um livro. Além de todos os trâmites de publicação e diagramação, o livro seria impresso em poucas edições, e tudo contaria como uma atividade escolar. Quase uma década depois e o que começou como uma ideia despretensiosa chega a mais uma edição sendo um sucesso total na unidade.

O livro não tem nome fixo e sempre atende a um tema, proposto pelos professores logo no início do ano. “Em 2019, o tema foi diversidade, e o nome do livro foi ” A criação Poética da Diversidade”, explica a coordenadora Aline Alecrim Freire. “É um projeto que os alunos apoiam, porque se sentem protagonistas. Já abordamos vários temas, e uma das melhores edições foi a que teve como tema a África”, pontua.

Hoje coordenado pela diretora Fátima Lobão, a ideia do livro começou com dois professores já aposentados: Ravair dos Reis e Dalila Kodel. Além de organizar todos os trâmites, eles também falaram com a Sala de Leitura, afinal, o processo criativo aconteceria lá. “As professores abraçaram a ideia, ajudaram os estudantes e hoje tudo dá certo. É uma forma de dar voz aos alunos”, explica Ravair.

Os alunos concordam. “Esse livro me deu a oportunidade de expressar pensamentos e ideias que normalmente não faço na sala de aula. E foi muito legal porque tem alunos que vão trabalhar com isso e muitas vezes querem entrar em contato”, explica o aluno Carlos, do primeiro ano do Ensino Médio na unidade.

Já Stephany cita a experiência de sair um pouco da sala como o que mais lhe motivou. “Saímos, fomos até a biblioteca, tivemos muitas aulas de escrita…foi muito dinâmico e também deu para ver que muita gente conseguiu expressar seus sentimentos pela poesia ou pela leitura”, explica a estudante, também do primeiro ano do Ensino Médio na unidade.

Para Aline, o projeto também é uma realização pessoal. Coordenadora pedagógica do Ensino Médio da unidade, ela entrou na escola como professora de geografia. “Me efetivei aqui como professora de geografia e tenho grande apreço pela escola, pois foi onde estudei minha vida toda, da 5ª série ao 3º Ensino Médio. Acredito que precisamos valorizar nossos alunos, estimulando as boas práticas como o lançamento do livro”, finaliza.