quarta-feira, 05/11/2014
Boas Práticas

Diversidade é tema de projeto realizado em escola de Guarulhos

Objetivo foi mudar a visão do aluno sobre o preconceito

Desenvolver atividades diferenciadas pode ajudar a tornar o ambiente escolar mais agradável e prazeroso, propiciando ainda mais qualidade ao estudo. Neste sentido, a escola estadual Marechal Carlos Machado Bitencourt, em Guarulhos, desenvolveu, entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro, a Semana da Diversidade, criada através do projeto Salamanca +20, da Secretaria da Educação, que completa 20 anos neste ano. O objetivo foi resgatar valores como respeito e promover reflexão nos alunos sobre o preconceito na escola, em suas mais diversas vertentes.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Entre as atividades, que contaram com temáticas que envolvem desde deficiência até preconceito e diversidade sexual, houve palestras motivacionais de profissionais que falaram um pouco sobre o preconceito contra as minorias, além de trabalhos diferenciados em sala de aula promovidos pelos professores. A escola também reproduziu dois filmes com temas sobre deficiência visual e racismo.

Nos inúmeros projetos promovidos pela escola, destacou-se o Trilha Urbana, realizado há três anos e que traz como tema a sustentabilidade. O projeto tem como principal objetivo a conservação do meio ambiente. Nele, os alunos do Ciclo II saem pelo bairro, com a autorização dos pais e da escola, para observar as melhorias que podem ser feitas na região. A partir disso, eles fazem sua análise para um profissional da Secretaria de Serviços Públicos e Proguaru (SAAE), que leva as informações colhidas para análise.

Regina Cirillo, coordenadora da gestão pedagógica, acredita que, na escola, o aluno pode criar outra visão a respeito da diversidade: “A criança passa a maior parte do tempo na escola. É nela que irá obter os valores. Neste sentido nós, como educadores, tentamos sensibilizar o aluno para mudar o olhar sobre o preconceito”, afirma.