• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 28/01/2021
Ensino Médio

Divulgados gabaritos e cadernos de questões do Enem impresso

Participantes podem consultar materiais dos dois dias de provas. Questões das videoprovas em Libras também estão disponíveis

Os gabaritos oficiais das provas objetivas e os cadernos de questões da versão impressa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 estão disponíveis. Para conferir, o participante deve acessar os materiais no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ou por meio do aplicativo Enem. Os participantes que fizeram videoprovas em Libras também podem consultar todas as 180 questões referentes a essa modalidade do exame. Nesses casos, o material está disponível, em vídeo, no canal do Inep no YouTube. Os gabaritos das videoprovas também podem ser acessados, em PDF, no portal do Inep e no aplicativo Enem.

O Inep aplicou o Enem 2020 impresso em 17 e 24 de fevereiro. Nesse sentido, estão disponíveis os gabaritos e cadernos dos dois dias de exame, incluindo as provas acessíveis, aplicadas a quem teve direito a atendimento especializado. Os participantes devem ficar atentos para conferir o gabarito relativo à cor, ao número e formato da prova realizada em cada domingo de aplicação.
No primeiro dia, os inscritos resolveram itens de linguagens, códigos e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, além de escreverem a redação, com o tema “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”. Já no segundo dia, as provas foram de ciências da natureza e suas tecnologias, bem como de matemática e suas tecnologias.

Os resultados do Enem 2020 serão publicados no dia 29 de março. Para os “treineiros” — inscritos da 1ª ou da 2ª série do ensino médio que realizam a prova para testar conhecimentos -, o boletim individual será publicado 60 dias após a divulgação dos resultados do exame, de acordo com o edital.

Anuladas

Duas questões das provas do segundo dia foram anuladas: uma de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e uma questão de Matemática e Suas Tecnologias. A anulação de um item não compromete o processo de estimação da nota das participantes. Isso porque o cálculo estatístico da nota do Enem, de acordo com a metodologia da Teoria da Resposta ao Item (TRI), considera a combinação da coerência do padrão de resposta com o pressuposto da cumulatividade, e ainda, as características (parâmetros de complexidade) de cada item.

O número correspondente das questões anuladas varia em função do tipo de caderno, assim:

Ciências da Natureza e suas Tecnologias:

Caderno 5 – Amarelo – Questão 114
Caderno 6 – Cinza – Questão 129
Caderno 7 – Azul – Questão 135
Caderno 8 – Rosa – Questão 94
Caderno 11 – Laranja – Questão 94
Caderno 12 – Verde – Questão 94

Matemática e suas Tecnologias:

Caderno 5 – Amarelo – Questão 141
Caderno 6 – Cinza – Questão 156
Caderno 7 – Azul – Questão 157
Caderno 8 – Azul – Questão 143
Caderno 11 – Laranja – Questão 143
Caderno 12 – Verde – Questão 94

Enem

Realizado anualmente pelo Inep desde 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar ao final da educação básica. A estrutura do exame conta com uma redação e 45 questões em cada prova das quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias. Além da versão impressa, o Inep aplicará também o Enem Digital 2020, nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.