• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 08/09/2003
Últimas Notícias

Divulgados os quatro finalistas do Sede de Viver

Concurso incentiva a inclusão do tema água nos trabalhos multidisciplinares das escolas de Ensino Fundamental de todo o Estado A 3ª edição do concurso Sede de Viver – Água Tratada, Vontade […]

Concurso incentiva a inclusão do tema água nos trabalhos multidisciplinares
das escolas de Ensino Fundamental de todo o Estado

A 3ª edição do concurso Sede de Viver – Água Tratada, Vontade Saciada definiu o nome das quatro escolas finalistas. Seis jurados escolheram os três primeiros lugares e a menção honrosa entre os 156 trabalhos inscritos. Apenas no evento de premiação, no dia 20 de setembro, em São Paulo, será divulgada a classificação dos vencedores.

As escolas finalistas são:

– Escola Estadual Dr. Jayme Almeida Paiva, de Eldorado, com a proposta “Água, para que te quero?”; e

– Escola Estadual Dr. Pércio Gomes Gonzáles, de Flórida Paulista, com o tema “O azul da Terra”;

– Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Daphne César Ghidella, de Caçapava, com o projeto “Água, poupar hoje para ter amanhã”;

– Escola de Ensino Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio Professora Francisca Salles Damasco, da rede particular de Caçapava, com o trabalho “Água é vida – preserve a sua”.

Os projetos buscam conscientizar alunos e comunidade sobre a importância vital dos recursos hídricos para a vida no planeta, por meio de ações pedagógicas nas escolas e ações sociais junto das comunidades. As escolas vencedoras recebem troféu, diplomas, sistemas de filtragem (incluindo instalação) e um kit educacional sobre meio ambiente.

Jurados

A equipe de avaliação teve a participação de seis profissionais especialistas em educação, meio ambiente e comunicação: Carlos Thompson (jornalista da assessoria de imprensa Casa da Notícia Comunicação), Marlene Gardel (professora especializada em Educação Ambiental e diretora técnica na Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas da Secretaria de Estado da Educação), Mônica Renard (geógrafa especializada em Ciências Ambientais e diretora da ONG 5 Elementos), René Paschoalick Catherino (engenheiro civil pós-graduado em Gestão de Negócios de Engenharia Elétrica e coordenador do Sistema de Gestão Ambiental da CESP), Soraya Garson (publicitária e supervisora de propaganda e promoções da Cuno Latina Ltda. e coordenadora do concurso) e Wagner Costa Ribeiro (doutor em Geografia Humana e professor do Departamento de Geografia e da pós-graduação em Geografia Humana e Ciências Ambientais da USP).

Números do Concurso

A rede estadual de ensino participou com 125 trabalhos, envolvendo estudantes e professores de todo o Estado de São Paulo. Neste ano, o concurso envolveu 44 mil alunos e 4 mil professores. Em 2003, houve um aumento de 205% no número de trabalhos inscritos em relação ao ano anterior e um salto de 51 projetos para 156. O número de professores participantes também aumentou –  crescimento  de 210%. Em 2002, foram 1.268 educadores envolvidos, contra 3.932 este ano. O número de alunos participantes também cresceu: em 2002, foram 27.436 e em 2003 houve um salto para 44.609, ou 62,60%.

O concurso é uma realização da Cuno Latina e da ONG 5 Elementos – Instituto de Educação e Pesquisa Ambiental e tem os apoios da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, da Universidade da Água (Uniagua) e da Rede Paulista de Educação Ambiental (Repea). Na festa de premiação haverá apresentação do Grupo Vocal “Canto da Boca” e a entrega dos prêmios aos vencedores.

Serviço:

Premiação 3.ª edição do concurso Sede de Viver – Água Tratada, Vontade Saciada
Data: 20 de setembro de 2003
Horário:
das 14h às 18h
Local: Blue Tree Towers Paulista
Rua Peixoto Gomide, 707 Cerqueira César – São Paulo / SP

Tatiana Pinheiro.