• Siga-nos em nossas redes sociais:
domingo, 12/07/2020
Pais e Alunos

Dois alunos de São José dos Campos são classificados para a fase final da Olimpíada Estadual de Química

Foram inscritas 20 redações de estudantes de escolas particulares e privadas com o tema: Nanoquímica e Nanomaterias

Os estudantes Miguel Guedes e Daniele Fernanda dos Santos Moura, ambos alunos da da escola estadual Elmano Ferreira Veloso, de São José dos Campos, foram classificados para a fase final da Olimpíada Estadual de Química. A competição se deu por meio de redações com o tema Nanoquímica e Nanomaterias.

A diretora da escola Luciana De Fátima Silva conta que tudo começou com a intenção de buscar novas parcerias. Foi quando surgiu a possibilidade de a equipe gestora da unidade apoiar um projeto interdisciplinar da Unifesp em 2019, chamado Cristal. “Os cerca de 300 alunos envolvidos tinham um professor específico em nanotecnologia neste projeto e daí, em reuniões pedagógicas, os professores aderiram a ideia da participação de quatro alunos interessados nas Olimpíadas Química”, ressalta.

O processo de participação nas Olimpíadas começou no ano passado, mas os finalistas foram anunciados só agora. A segunda etapa está marcada para acontecer de forma virtual, em setembro. A diretora também afirmou que reuniões já estão sendo realizadas remotamente e duas professoras tutoras estão acompanhando e dando os direcionamentos para os alunos finalistas.

“Estou muito feliz com essa conquista, já que a nossa região é muito carente. Eu tenho uma grande quantidade de alunos que moram em comunidades. A finalista Daniele disse que estava muito desanimada na escola, mas que isso tudo mudou a vida dela e, que agora, vai colocar essa participação inclusive no currículo. Trazer o reconhecimento de todo o trabalho desenvolvido na escola é permitir que o aluno leve o conhecimento para a vida dele. É notório que a valorização do grupo escolar em si, tanto dos professores e funcionários, estabeleceu uma relação da equipe como um todo”, completa a diretora.