• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 11/10/2005
Últimas Notícias

Dois estados que mais investem em educação fazem acordo de cooperação

São Paulo e Bahia gastam 30% dos orçamentos com Educação Nas próximas semanas, alunos da rede estadual vão passar a conviver mais de perto com o sotaque baiano. Grupos de […]

São Paulo e Bahia gastam 30% dos orçamentos com Educação

Nas próximas semanas, alunos da rede estadual vão passar a conviver mais de perto com o sotaque baiano. Grupos de professores da Bahia virão a São Paulo conhecer as melhores experiências em educação pública. As visitas fazem parte de um acordo de cooperação técnica, científica e pedagógica assinado, hoje, em Salvador, pelos governadores Geraldo Alckmin, de São Paulo, e Paulo Souto, da Bahia.

O acordo, concebido pelos secretários da Educação de São Paulo, Gabriel Chalita, e da Bahia, Anaci Paim, une os dois estados que mais investem em educação. A legislação federal obriga os estados a gastar em educação 25% dos orçamentos. Em São Paulo e na Bahia, o percentual investido no ensino público supera os 30%.

Os baianos estão especialmente interessados nos programas da Secretaria da Educação paulista voltados para qualificação dos professores, como a bolsa-mestrado. Também querem conhecer como funcionam projetos para melhoria da gestão das escolas, como o Saresp – Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo, cujos resultados saem no mês que vem. O projeto mais procurado, contudo, é o Escola da Família, responsável pela abertura das escolas nos fins de semana e pela queda dos índices de violência escolar em 39,5%.

“Temos particular interesse em conhecer como funciona o Escola da Família, o programa Letra e Vida e a Rede do Saber”, afirmou a secretária da Educação da Bahia, Anaci Paim. As atividades culturais, esportivas e os cursos profissionalizantes oferecidos aos alunos e seus familiares pelo Escola da Família são coordenadas por 42 mil voluntários e 30 mil estudantes universitários bolsistas, que recebem 50% da mensalidade do Estado e 50% da faculdade.

Durante um ano, os professores paulistas também poderão conhecer programas da Secretaria de Educação da Bahia, como a matrícula informatizada, o SEC online, que permite o acesso às notas dos alunos pela Internet. O acordo entre São Paulo e Bahia prevê ainda a publicação de uma revista de circulação acadêmica com o relato dos resultados da troca de experiências.

Enio Lucciola