sexta-feira, 16/12/2016
Gestão Democrática

Domingo é o último dia para responder ao questionário do Projeto Gestão Democrática

Enquete é aberta para toda comunidade escolar

O prazo para responder ao questionário Gestão Democrática, elaborado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, se encerra no próximo domingo (18). Podem responder a enquete alunos, professores, pais, responsáveis e funcionários das 5 mil escolas da rede paulista. As perguntas são formuladas de acordo com cada perfil e tem por objetivo identificar a atuação e o que pode ser atualizado nos espaços dos Grêmios, Conselho Escolar e Associação de Pais e Mestres (APM).

– Clique aqui e acesso o questionário

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

O resultado do questionário será utilizado para traçar um diagnóstico mais preciso sobre a situação atual dessas três instâncias. A próxima fase terá início em 2017 com a realização de encontros regionais e estadual, incluindo a participação da União Brasileira dos Estudantes, sindicato dos professores, universidades públicas e outros atores importantes para a construção das diretrizes.

Só após o período de debate e de consulta pública, as contribuições serão reunidas em um projeto de lei a ser apresentado na Assembleia Legislativa. Se aprovado, a expectativa é que as novas diretrizes sejam adotadas pela rede e façam parte dos cursos de formação continuada de professores, supervisores de ensino e equipes.

Estratégias para uma administração mais igualitária

Nos últimos meses, a Secretaria da Educação de São Paulo intensificou as ações para uma gestão mais democrática nas escolas. Além do projeto de lei para modernizar Grêmios, Conselho Escolar e Associação de Pais e Mestres (APM), foi criada a Fipesp. A Frente de Instituições Públicas pela Educação do Estado de São Paulo reúne representantes do Tribunal da Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública, Procuradoria Geral do Estado, Assembleia Legislativa e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para participar de audiências públicas e encontros com estudantes, pais ou responsáveis, profissionais de educação e comunidade escolar.