• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 25/02/2020
Boas Práticas

Dos quadrinhos para a sala de aula: como foi o acolhimento numa escola de Araçatuba

Dinâmica aconteceu no primeiro dia de aula, no dia 03 de fevereiro

Imagine a seguinte situação: você chega para o primeiro dia de aula, e além de encontrar os novos estudantes, os professores e diretores, também encontra personagens das histórias em quadrinhos e do cinema, como o Homem-Aranha e o Máskara.

Foi o que aconteceu nos primeiros dias de aula da Escola Estadual Professora Nilce Maia Souto Melo, em Araçatuba, no acolhimento, componente do Inova Educação. A ideia foi dos próprios alunos acolhedores, segundo o professor coordenador Rodolfo Ribeiro Chiccoli. “Os próprios alunos tiveram a ideia e vieram fantasiados. Isso tornou o Acolhimento ainda mais divertido. Foi muito bacana”, explica.

Além das boas-vindas mais divertidas e dinâmicas, os novos alunos foram estimulados a refletir sobre o seu Projeto de Vida, um dos três novos componentes do Inova Educação. Uma das dinâmicas promovidas na atividade foi a Escalada dos Sonhos. “Nessa atividade, os alunos colocaram, no topo da ‘montanha’, o seu sonho, o seu projeto de vida. Assim, ao longo do ciclo escolar, eles buscarão atingir as metas para alcançar seus sonhos e concretizar seu projeto de vida”, conta a diretora da unidade.

A escola promoveu outras atividades durante o acolhimento, como Vassoura, Quebrando o Gelo, Contrato de Convivência, Espalhando Valores e Carta para Alguém Especial. Outra atividade, dessa vez sugerida pelo professor de História Wagner Luiz da Silva, foi aplicada aos alunos do Ensino Médio. Chamada de Desatando o Nó, a dinâmica trabalhou a empatia e refletiu sobre como lidar com as adversidades que encontramos na vida.

“O dia foi um ponto inicial para os professores de Projeto de Vida e Eletivas criarem projetos a serem desenvolvidos em cima dos sonhos e metas dos estudantes, em conjunto com as demais disciplinas do Currículo Paulista. A partir dessas atividades, os alunos focarão nos estudos e aprenderão a ser solidários, competentes e protagonistas”, complementa Rodolfo Ribeiro.

As 33 escolas estaduais jurisdicionadas à Diretoria de Ensino da Região Araçatuba realizaram o Acolhimento no dia 03 de fevereiro.