sexta-feira, 31/08/2018
Agenda do secretário

Duas creches são inauguradas no município de Mirandópolis

Unidades fazem parte do programa ‘Creche Escola’ e terão capacidade para atender, juntas, até 140 alunos

Os moradores de Mirandópolis foram beneficiados com a entrega de duas novas creches na cidade. Nesta sexta-feira (31), a CEI Profª Antônia Girotto Terenci e CEI Graciosa Miloch Nozela foram inauguradas pelo secretário de Estado da Educação, João Cury.

Juntas, as novas unidades somam quase 1,5 mil m² de área construída e têm capacidade para atender até 140 alunos de 0 a 5 anos. Elas fazem parte das entregas do Programa Creche Escola que acontecem em todo território paulista. A iniciativa da Secretaria de Estado da Educação é para ampliar as vagas na educação infantil.

“Esse programa é uma forma de ajudar as prefeituras com uma de suas maiores demandas, que é disponibilizar vagas em creches. Esta é a fase mais importante para o desenvolvimento do aluno”, disse Cury.

Nessa parceria, a pasta é responsável pelo repasse dos valores financeiros e processo de acompanhamento das obras. Em contrapartida, a prefeitura apresenta o terreno, realiza a licitação e condução dos serviços.

“Há um tempo atrás, o atendimento às creches se limitava em cuidar e alimentar. Mas isso já mudou. Hoje, as crianças têm um ambiente novo e estrutura adequada, além de contar com funcionários qualificados para garantir toda segurança”, reiterou Regina Célia Mustafá Araújo, prefeita de Mirandópolis.

Na cerimônia, a diretora Municipal de Educação da cidade, Shizuko Miguita, também celebrou os investimentos feitos pelo Governo do Estado na educação de primeira infância. “Demos um grande passo para educação infantil. Quando esses alunos chegarem ao Ensino Fundamental e Médio terão uma boa base”, completou.

Desde o início do programa, o Governo do Estado já investiu R$ 1 bilhão na construção de creches. A ideia é expandir o atendimento às crianças, prioritariamente, em localidades com maior vulnerabilidade social.

“É uma felicidade imensa estar rodeada de pessoas que representam nossos cidadãos com uma presença pedagógica fantástica. Eles acreditam na educação e nos jovens”, finalizou Selênia Sílvia Witter de Melo, dirigente de ensino de Andradina, a qual o município pertence.