segunda-feira, 13/11/2006

Duas Escolas Estaduais estão entre as dez finalistas do Prêmio Escola Voluntária

Iniciativa da Rádio Bandeirantes, que chega à 6ª edição, é realizada em conjunto com a Fundação Itaú Social Serão conhecidos nesta segunda-feira, dia 13, às 19h30, os três primeiros colocados […]

Serão conhecidos nesta segunda-feira, dia 13, às 19h30, os três primeiros colocados do Prêmio Escola Voluntária, realizado pela Rádio Bandeirantes em conjunto com a Fundação Itaú Social. A festa será realizada na sede da Fundação Itaú, na Avenida Paulista nº 149, em São Paulo. A cerimônia contará com a presença da secretária adjunta de Estado da Educação, Carmem Annunziato; do presidente do Grupo Bandeirantes, João Carlos Saad; e do presidente da Fundação Itaú Social, Antônio Jacinto Mathias.

Este ano, além de São Paulo e Rio de Janeiro, os estados de Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul participam pela primeira vez. Na cerimônia de premiação da sexta edição do prêmio, 10 escolas finalistas, sendo duas estaduais de São Paulo, irão saber finalmente quem serão as primeiras colocadas.

Escolas Estaduais finalistas de São Paulo

O Projeto Acessa Narciso, realizado pelos alunos da Escola Estadual Vereador Narciso Yagues Guimarães, de Mogi das Cruzes, disponibiliza o uso da prática digital para alunos, professores e toda a comunidade. O objetivo é incentivar a inclusão social por meio da prática digital. A professora Maria de Lourdes de Moraes Pezzuol desenvolve o projeto com dez alunos monitores voluntários, que participam também de outros projetos, entre eles, Aluno Monitor, Aluno Monitor Microsoft e o Educarede.

Já o Projeto Cidadão Esperança, dos alunos da Escola Estadual Eva Esperança Silva, de Ilha Bela, no litoral norte, enfatiza a preservação do meio ambiente e o exercício da cidadania. Teve início com uma pesquisa realizada no final do ano passado. Cerca de 10 a 15 alunos da escola, sob a coordenação da profª Áurea Nanda, constataram que o bairro tinha duas grandes carências: falta de local para obter documentos pessoais, e ausência de área de lazer.

Os estudantes conseguiram da Prefeitura a cessão de um terreno ao lado da escola para que seja construída uma área de lazer. Os alunos têm atuado, também, na Associação Amigos do Bairro, que estava desativada. Eles instituíram a Associação de Proteção aos Animais Errantes (APAILHA) e convidaram os demais municípios (São Sebastião, Ilhabela e Caraguatatuba) para fazer parte da associação.

Prêmio Escola Voluntária

Este ano foram inscritas 457 escolas: 253 são Paulo (todas da rede estadual de Ensino), setenta e duas do Rio de Janeiro; vinte e oito do Paraná; quarenta e cinco do Rio Grande do Sul; e cinqüenta e nove de Minas Gerais.

Mais sobre a iniciativa

O Prêmio Escola Voluntária nasceu em 2001 – Ano Internacional do Voluntário. A Rádio Bandeirantes decidiu, a partir daquele ano, abrir o microfone aos jovens para mostrar a eles que é possível agir e transformar o mundo em que vivem. O objetivo é incentivar trabalhos solidários e de valorização da cidadania.

O trabalho deve ter a comunidade como alvo e contar com a participação de alunos regularmente matriculados nas oitavas séries do ensino fundamental ou qualquer série do ensino médio.

Premiação

Serão entregues quatro troféus, sendo três para os 3 primeiros lugares e um de menção honrosa. A primeira classificada receberá dois computadores; as 2ª e 3ª classificadas, um computador cada. O grupo representante da escola primeira classificada ganhará uma viagem de sete dias para Salvador, onde conhecerá projetos voluntários e fará um tour pela cidade.

A viagem será realizada no final de novembro. No local selecionado, o grupo terá a oportunidade de conhecer um projeto social de referência. A entidade organizadora será responsável pelas despesas de alimentação, passagem, hospedagem e transporte do grupo durante a viagem.