• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 11/11/2015
Pais e Alunos

Estudantes da rede tiram dúvidas sobre a reorganização escolar

Fernando Padula, chefe de Gabinete da Educação, tira todas as dúvidas dos alunos sobre o processo

A Educação abriu espaço para os alunos da rede estadual de ensino tirarem todas as dúvidas sobre a reorganização escolar, prevista para entrar no ano de 2016. E para sanar as dúvidas dos estudantes, Fernando Padula, chefe de Gabinete da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, respondeu todos os questionamentos sobre o assunto. Confira as respostas na playlist ao lado ou no canal da Educação no Youtube

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A nova medida pretende ampliar o número de escolas divididas pelos três ciclos de educação: Ensino Infantil, Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Anos Finais – e Ensino Médio. Com a nova proposta, os alunos do Ensino Médio, por exemplo, passarão a estudar apenas com estudantes deste segmento. O mesmo vale para os alunos dos ensinos Infantil e Fundamental. “Está comprovado por estudos técnicos que toda escola que tem ciclo único, que é o antigo primário, ginásio e colegial, os estudantes têm melhor desempenho em disciplinas como Língua Portuguesa, Matemática, entre outras”, afirma Padula.

Os pais e alunos contam com uma página exclusiva para a consulta de todas as escolas que atenderão à reorganização. Clique aqui.

A Educação consolidou o estudo que envolve a reorganização de sua rede de escolas e, com o trabalho realizado em conjunto com as 91 diretorias de ensino, divulga a lista de escolas que serão transformadas em novo aparelho educacional. 

Vale reforçar que os estudantes serão deslocados dentro do mesmo bairro em que já estudam, num raio de aproximadamente 1,5 km. “Essa história que estão falando que com a reorganização escolar, os alunos serão deslocados em uma grande distância entre a escola e suas casas, não é verdade”, afirma o chefe de Gabinete da Educação.

Com a reorganização escolar, foram definidos três módulos para o limite de estudantes nas salas de aula. Para as salas de Ensino Fundamental I, serão 30 alunos. Já as salas que recebem o Fundamental II terão 35 estudantes. Por fim, os alunos do Ensino Médio ficarão em salas de aula com limite de 40 pessoas. 

Não são todas as unidades de ensino do Estado que passarão pela reorganização. As escolas com mais de um ciclo ainda funcionarão, devido às diferenças demográficas e as necessidades por escolas para diversas faixas etárias em algumas regiões de São Paulo.

Página exclusiva para a reorganização

A Educação reuniu em uma página todas as informações sobre a reorganização da rede estadual paulista. No endereço é possível conhecer mais detalhes sobre a proposta que visa ampliar o número de escolas com ciclo único e desta forma melhorar a qualidade de ensino. Vale ressaltar que a lista de escolas que passarão a funcionar com ciclo único só será definida após reuniões entre diretorias e comunidade.

– Clique aqui e acesse a página

Também está marcado para o dia 14 de novembro um megaencontro nas escolas de todo o Estado. O “Dia E”, como está sendo chamada a data, será a oportunidade para a comunidade tirar as dúvidas que estão surgindo durante o processo. A expectativa da Educação é que cerca de 1 milhão de estudantes sejam beneficiados diretamente com as mudanças na rede. Saiba mais aqui.